Por Maurício Santos, autor do blog Após os 90′.
Neste mês de setembro estarei na Europa e os comentários de futebol serão de autoria do meu jovem e talentoso colega Maurício Santos. Espero que os apreciem e até outubro. Carsughi.
Botafogo e São Paulo nos proporcionaram um belo espetáculo no estádio Mané Garrincha, em Brasília. Nos primeiros 40 minutos de partida, foram cinco gols, duas viradas e grandes chances de gol. A primeira etapa foi muito movimentada, com as duas equipes buscando o gol a todo momento, porém deixavam muito espaço na defesa. Além do oportunismo de Souza, que marcou dois gols, e da boa performance de Pato, que fez o seu e participou de outros dois, Rogério Ceni e Michel Bastos também se destacaram na partida. O primeiro, por suas duas grandes defesas e o segundo por dar boa movimentação no lado esquerdo são paulino e, assim, briga forte pela vaga com Álvaro Pereira. Outro fator importante para a vitória tricolor foi a expulsão de Airton, que anulou qualquer possibilidade de reação do Botafogo. O São Paulo passou a dominar toda etapa complementar e, quando os cariocas foram arrancar o empate, Pato matou o jogo. Realmente emoção não faltou.
Ao contrário do que foi Botafogo x São Pualo, Palmeiras e Criciúma fizeram, no Pacaembu, um duelo muito fraco que justifica a posição de ambos na tabela. Com a vitória em casa, o Verdão fica em 15° e apenas um ponto o separa da zona da degola, enquanto o Tigre cai para a vice-lanterna do campeonato. De qualquer forma, os três pontos deu um poco mais de ar para o torcedor palmeirense respirar, além de Dorival que venceu a primeira a frente da equipe paulista. Se por um lado há emoção na briga pelo título, por outro existe mais ainda na luta para se salvar, pois com esse futebol que foi apresentado hoje, o torcedor já pode ir preparando o seu coração para todos os jogos da competição.