Por Maurício Santos, autor do blog Após os 90′.
Neste mês de setembro estarei na Europa e os comentários de futebol serão de autoria do meu jovem e talentoso colega Maurício Santos. Espero que os apreciem e até outubro. Carsughi.
Mais uma vez, o São Paulo fez uma má apresentação para o seu público em pleno Morumbi. Agora, foi diante do Fluminense, que venceu a partida com todo mérito. Teve total domínio tático na partida, manteve o controle do meio de campo, mesmo quando sofreu o empate, e aproveitou os erros defensivos da equipe da casa.
O São Paulo perdeu porque os adversários tomaram conhecimento do seu próprio estilo de jogo, que agora está muito marcado. São sempre as mesmas jogadas, a mesma postura tática em campo. Corinthians, Coritiba, Flamengo e Fluminense preenchiam o meio de campo e anulavam qualquer tentativa da equipe tricolor trocar passes. Falha na marcação e, nos últimos jogos, o quarteto ofensivo não se destacou. Diante do Fluminense, o São Paulo apostou mais em jogadas pelo lado direito e o jovem Auro, é uma ótima alternativa de chegada ao ataque, porém dá insegurança à equipe porque marca mal e o São Paulo sofreu gols de Flamengo e Fluminense por causa de bola nas costas do lateral.
Eu já dizia que a fórmula para vencer o campeonato e ultrapassar Cruzeiro era vencer não só em casa, mas principalmente fora. Tropeços assim são resultados de um time que continua o mesmo, acumula maus resultados e não modifica o jeito de jogar. Agora a equipe briga apenas por uma vaga na Libertadores e, se realmente quer conquista-la, é necessário que aconteça mudanças, pois ficou fácil jogar contra o São Paulo.