Por Maurício Santos, autor do blog Após os 90′.
Neste mês de setembro estarei na Europa e os comentários de futebol serão de autoria do meu jovem e talentoso colega Maurício Santos. Espero que os apreciem e até outubro. Carsughi.
Corinthians e São Paulo serão grandes protagonistas de um dos maiores clássicos do futebol nacional: O Majestoso. Hoje, na Arena de Itaquera, seremos bons e meros espectadores de um futebol do qual esperamos garra, determinação, disposição e alto nível técnico apresentado pelas duas equipes no campo. Para o espetáculo, os dois times não poderão contar com Jadson e Pato, impedidos de jogar por questões contratuais, mas será marcado pela estreia de Malcom e uma possível despedida de Rogério Ceni – caso o goleiro jogue – no Majestoso.
Não chega a ser uma “final antecipada” como foi o duelo entre São Paulo e Cruzeiro, mas para o Corinthians é de suma importância a vitória para continuar vivo na briga por uma vaga na Libertadores e, para o São Paulo, seguir na persiguição ao líder do campeonato. É provável que o Corinthians entre em campo com o seu trio de volantes dando mais consistência na marcação no meio de campo, trabalhando a bola e podendo articular jogadas por esse setor. O esquema tático de Mano Menezes seria um 4-4-2. Renato Augusto volta ao time principal e será o homem de criação, enquanto o peruano Guerrero e o jovem Malcom terão a missão de balançar. Muricy pode iniciar a partida de hoje num 4-2-3-1, com Michel Bastos jogando como meia aberto pela esquerda e a dupla de criação Ganso e Kaká alternando entre a direita e o centro. Alan Kardec será o homem de referência com o dever de estufar as redes protegidas por Cássio.
Para o clássico as duas equipes apostaram naquilo que têm de melhor. O Corinthians irá para o duelo com sua boa defesa jogando diante da fragilidade do São Paulo, porém este com seu fortíssimo ataque. Será um duelo muito interessante cujo o qual não existe favorito. São as duas melhores equipes paulistas no momento, mesmo com o time alvinegro não apresentando um futebol de grande entusiasmo desde a partida frente ao Bragantino pela Copa do Brasil. O São Paulo teve um tropeço no meio da semana e vencer na casa do adversário é um passo importante para seguir na busca do título nacional. Hoje, as 16hs, teremos um belíssimo duelo que estará coberto de fortes emoções.