Por Maurício Santos, autor do blog Após os 90′.
Neste mês de setembro estarei na Europa e os comentários de futebol serão de autoria do meu jovem e talentoso colega Maurício Santos. Espero que os apreciem e até outubro. Carsughi.
O Corinthians venceu o Bragantino por 3-1 e, agora, avança às quartas-de-final da Copa do Brasil. O time alvinegro precisava de uma vitória de, no mínimo, dois gols de diferença para não levar a partida à disputa de penalidades máximas, mas não teve o menor trabalho em relação a isso. Tudo graças à tática ofensiva aderida pelo técnico Mano Menezes, que escalou o time com novidades: Uma defesa que estreava na competição com Felipe e Anderson Martins, já que Cléber se transferiu para o Hamburgo, da Alemanha, e Gil treina com a seleção; Bruno Henrique na vaga de Elias que também está com Dunga; Renato Augusto, que fez uma brilhante partida no último domingo diante do Fluminense; e o trio de ataque sem um homem de referência. Assim, o Corinthians ficava mais leve e muito agressivo do meio de campo para frente.
Logo aos 3′ da etapa inicial, Renato Augusto foi feliz ao marcar um golaço. Aos 19′, o Timão já vencia por 3-0, detalhe para a ilustre participação do camisa 8 nos três scores convertidos pelo Timão. O que me chamou muita atenção, foi o número de finalizações ao gol, que até então, tinham sido apenas quatro. Outro fato que atraía ótimos olhares para dentro do campo era o Corinthians estar vencendo por 3-0 e continuar agredindo a equipe do Bragantino, marcando no campo de defesa do adversário, utilizando as laterais e não o deixando jogar. A equipe do interior estava assustada. Na etapa complementar,o time da casa administrou o resultado e sofreu um gol no final.
Outro bom duelo da noite de quarta aconteceu entre Flamengo e Coritiba, no Maracanã. No jogo de ida, o Coxa venceu o Rubro-Negro por 3-0, no Couto Pereira. No Rio de Janeiro o resultado se repetiu, agora a favor dos flamenguistas e, assim, a partida se encaminhou para as cobranças de penalidades máximas, nas quais tivemos um belo espetáculo de defesas protagonizado por Paulo Victor e Vanderlei. Este, defendeu três, enquanto aquele agarrou duas cobranças. Se pelo lado dos arqueiros tivemos uma aula de como defender, os cobradores nos demonstraram como não se deve realizar uma cobrança. Em suma, grande espetáculo e fortes emoções.
Agora o Flamengo de Luxemburgo se prepara para o duelo das quartas-de-final diante do América-RN, que passou pelo Atlético-PR em partida emocionante. Quanto ao Corinthians de Mano Menezes, resta aguardar o classificado que sairá do jogo entre Atlético-MG e Palmeiras.