Por Maurício Santos, autor do blog Após os 90′.
Neste mês de setembro estarei na Europa e os comentários de futebol serão de autoria do meu jovem e talentoso colega Maurício Santos. Espero que os apreciem e até outubro. Carsughi.
Após os fracassos na fase de grupos da Copa do Mundo, Espanha e Inglaterra entraram em campo na tarde de hoje em duelos válidos pelas Eliminatórias para a Euro2016. A Fúria, assim como a Seleção Brasileira, também passa por um processo de reformulação. Hoje, diante da modesta Macedônia, os espanhóis não tiveram trabalho e venceram o duelo por 5-1, resultado que poderia ser muito mais amplo. O destaque da partida foi o meia David Silva, que organizou praticamente todas as jogadas ofensivas, fez um gol, deu assistência para outro e só não fez mais porque pecou no excesso de capricho. Outro espetáculo da tarde de hoje ficou por conta de Inglaterra e Suíça. Os ingleses aproveitaram bem os contra-ataques e venceram os suíços por 2-0, fora de casa, com Welbeck como protagonista por marcar os dois gols da partida, sendo que um deles de canela. A Espanha ocupa o grupo C, ao lado de Macedônia, Ucrânia, Eslováquia, Belarus e Luxemburgo, enquanto a Inglaterra o E, junto com Suíça, Estônia, Eslovênia, San Marino e Lituânia.
Depois de perder para a Argentina na última quarta-feira, ontem a Alemanha venceu a Escócia por 2-1, com Müller balançando o barbante em duas oportunidades. Agora atual campeã do mundo é a vice o Grupo D, já a Polônia não teve nem dó e piedade diante da fraca seleção de Gibraltar ao cravar no marcador 7-0. A única zebra, até o momento, aconteceu no jogo entre Portugal e Albânia. Jogando em casa, a seleção lusitana parece ser cada vez mais dependente de Cristiano Ronaldo, que não chegou a ser convocado porque ainda sofre com problemas físicos desde o fim da temporada passada. A falta do melhor do mundo foi tanta, que os portugueses tiveram imensa dificuldade para criar e o emocional pesou ainda mais contra os próprios jogadores. Além de Portugal e Albânia, Dinamarca, Sérvia e Armênia formam o Grupo I.
É apenas o início das eliminatórias. Algumas seleções ainda passam pelo processo de renovação, como a Espanha, que não tem mais Xavi e Xabi Alonso, jogadores de extrema importância para a equipe e que há muitos anos defendiam a Roja. É apenas o início e a rodada segue a todo vapor, o que nos dá indícios de que teremos grandes emoções pela frente.