Por Maurício Santos, autor do blog Após os 90′.
Neste mês de setembro estarei na Europa e os comentários de futebol serão de autoria do meu jovem e talentoso colega Maurício Santos. Espero que os apreciem e até outubro. Carsughi.
A rodada desse fim de semana nos proporcionou alguns jogos muito interessantes. A começar por São Paulo x Cruzeiro, um dos duelos mais importantes do campeonato, que tinha como protagonistas as donas das melhores campanhas na competição. O confronto foi extremamente equilibrado, nervoso, bem aberto e de alto nível técnico. Provou porque Fábio é um goleiro que merece ser testado na seleção, e Rogério o maior arqueiro da história de seu clube. A equipe tricolor não se expôs em quase nenhum momento da etapa complementar, soube aproveitar bem as chances que teve e, o resultado de 2-0, fez a diferença entre as duas equipes diminuir para 4 pontos na tabela. O São Paulo derrotou o time a ser batido na competição e segue mais vivo do que nunca no campeonato. Próximo confronto Tricolor será diante do Coritiba e, no fim de semana, terá o clássico diante do Corinthians, ambos na casa do adversário.
Corinthians, que hoje foi ao Maracanã e fez uma partida ruim diante do Flamengo. Tal confronto que teve como personagem principal o trio de arbitragem confuso, inseguro e decisivo no jogo. Se equivocou de maneira impressionante ao não anular os dois impedimentos que aconteceram no lance do gol de Wallace, ao marcar uma penalidade inexistente a favor da equipe da casa e não apresentar o cartão amarelo a Fagner na mesma ocasião e, por fim, ao pecar em erguer a bandeira quando Eduardo da Silva estava em seu campo de defesa e sairia cara-a-cara com Cássio. Quanto ao desempenho dos clubes, Flamengo e Corinthians não nos apresentaram um grande espetáculo. O Timão teve dificuldades para criar, teve a façanha de errar todas as bolas alçadas à área e, das cinco finalizações realizadas pela equipe paulista, apenas dois foram ao alvo protegido por Paulo Victor. Após o pênalti que foi defendido por Cássio, a equipe alvinegra atacou mais, mas deixou sua defesa muito exposta e, assim, um contra-ataque do Flamengo seria uma arma mortal. O Corinthians não tem surpreendido em seus últimos jogos e, portanto, é uma equipe burocrática. No meio da semana terá a modesta Chapecoense como adversária. Essa partida e o clássico do próximo domingo serão decisões para o Corinthians. Se vencer, continua na briga pelo título e, se perder, vejo que a luta maior será por uma vaga para a Libertadores.
Ontem, também no Maracanã, Fluminense e Palmeiras se enfrentaram e a equipe da casa venceu por 3-0. A equipe sentiu falta de 13 desfalques, sendo que oito têm bola para a titularidade. A equipe palmeirense demorou muito para se ligar no jogo, começou a partida dormindo e sofreu com isso. A insatisfação com o time estava estampada no rosto de Dorival Jr, que mudou o comportamento da equipe ao colocar Cristaldo, mas não foi o suficiente. O Fluminense teve ótimo aproveitamento de finalizações, enquanto o Palmeiras péssimo. Este arriscou ao gol em dez oportunidades, enquanto aquele chutou cinco vezes e balançou o barbante em três oportunidades, sendo que, na última, o jovem goleiro Fábio sofreu um clamoroso frango. É provável que o arqueiro deixe seu posto de titular por causa das últimas falha que vem apresentando. Ele é muito bom e provou pelas grandes defesas que já fez em campo, mas falha muito e isso dá insegurança à equipe.
A essa altura do campeonato, vejo o Palmeiras num momento crítico. Caminhamos para a vigésima segunda rodada da competição e o Palmeiras ainda beira a zona da degola. Ainda depende de si mesmo para se manter na serie A, porém os resultados obtidos não condizem com a matemática do clube. Acredito que futuramente dependerá de resultados dos rivais e acrescento que necessita da volta de Valdívia aos gramados. Falta um jogador que crie e deixe seus companheiros em boas situações para marcar. No momento, é o atleta que pode salvar o Palmeiras de um possível rebaixamento no ano de seu centenário.