Por Maurício Santos, autor do blog Após os 90′.
Neste mês de setembro estarei na Europa e os comentários de futebol serão de autoria do meu jovem e talentoso colega Maurício Santos. Espero que os apreciem e até outubro. Carsughi.
A rodada do meio de semana nos proporcionou jogos interessantes dos quais podemos entender a fórmula para a conquista do título do Campeonato Brasileiro, que é vencer fora de casa. Cruzeiro e São Paulo duelaram na noite desta quarta-feira, a raposa recebeu o Atlético-PR no Mineirão, enquanto o tricolor paulista viajou até a capital paranaense para enfrentar o Coritiba. Na minha opinião, o troféu do Brasileirão ficará entre as duas primeiras equipes da tabela, Cruzeiro e São Paulo, e só levantará o caneco aquela que vencer mais duelos fora de casa, pois ambas costumam ganhar grande parte dos jogos disputados em seus respectivos estádios.
O Cruzeiro voltou a ter sete pontos de vantagem sobre o São Paulo e vive em uma boa zona de conforto, já que a equipe paulista teve um clamoroso tropeço diante do Coritiba. Perdeu de virada por 3-1, o que ocasionou uma leve esfriada na perseguição ao clube mineiro, este que bateu com tranquilidade o Atlético-PR por 2-0. Agora, qualquer tropeço, seja como mandante ou visitante, para o São Paulo é fatal porque ainda não é total dependente dos resultados do Cruzeiro. Apenas secar o rival não o ajuda em nada, basta fazer o seu papel dentro de campo. Estamos entrando numa etapa na qual os clubes passam a fazer uso da matemática, entretanto, o resultado de qualquer equação no futebol é sempre vencer todos os confrontos.
A rodada do próximo fim de semana será uma das mais importantes, pois teremos bons e interessantes dérbis que trarão fortes emoções ao campeonato.