Neste meio de semana estiveram em ação os quatro grandes do futebol paulista (alguns, estritamente de um ponto de vista técnico, nem tão grandes assim, neste momento) e só o Santos se salvou. Mais do que isso, por sinal, tendo pela frente o adversário e a tarefa previsivelmente mais dificil, conseguiu uma brilhante vitória que lhe abriu, de par em par, as portas da classificação para a etapa seguinte da Copa do Brasil.
Na 4.a feira o Palmeiras, ao qual o prognóstico não dava grandes chances de sucesso, encontrou na extraordinária noitada de seu goleiro Fábio o meio de não ser claramente derrotado pelo Atlético Mineiro em Pacaembu, e de nada pode reclamar. Mesmo porque teve ainda a excepcional oportunidade de um penal a seu favor, que Henrique, na obrigatória repetição por causa da invasão da área, acabou chutando para fora, após ter marcado na primeira vez. Pondo assim a perder uma ocasião de ouro.
Ao mesmo tempo, na longínqua Cuiabá (o que faz o poder do dinheiro !), o Corinthians, com quase toda a torcida a seu favor, perdeu para o Bragantino. O meia Sandro fez um golaço e o alvinegro não conseguiu sequer empatar, deixando no ar a interrogação do que acontecerá na semana que vem aqui em São Paulo, no jogo-returno. Teremos uma repetição do que aconteceu com o São Paulo em Morumbi ? Ninguém sabe…
E, por fim, o São Paulo perdeu para o Criciúma, num jogo em que muitos esperavam uma vitória fácil, que pudesse encaminhar definitivamente a classificação do tricolor para a etapa seguinte desta Copa Sulamericana. Mas o que se viu foi uma defesa do tricolor à mercê do adversário, cometendo seguidos erros, enquanto o ataque não tinha o poder de fogo que muitos torcedores estão sonhando.
Enfim, hoje só os torcedores do Santos poderão gozar os demais…