A Pluri Consultoria apresentou, pelo terceiro ano seguido, seu estudo da presença de público nos estádios de nosso continente, com as respectivas percentuais de ocupação dos lugares. E o estudo apresentou um grande destaque para os clubes argentinos que colocam 5 entre os 10 primeiros colocados, sendo que o primeiro é o tradicional River Plate, com 73% de ocupação de seu estádio. A média de público no Monumental de Nuñez, que foi de 39.111 espectadores na temporada 2012/13, teve um incremento de 26%, passando a 49.368 presenças na temporada 2013/14.
Entre os clubes brasileiros o primeiro é o Cruzeiro, que desponta em 8º lugar, numa fulgurante ascensão, já que na temporada anterior tivera apenas 11.677 espectadores e na última marcou um aumento de 148%, passando a 28.911 espectadores, o que representa uma taxa de ocupação de 50% do estádio.
Estes números, tomados assim ao acaso, mostram que os êxitos esportivos acabam puxando para cima o número de espectadores que vão ao estádio para acompanhar o time de sua preferência. De qualquer forma, porém, devem ser examinados com certo cuidado pois a taxa de ocupação, por si só, não representa um valor absoluto, já que cada estádio é diferente dos demais.
Assim os estádios de dois times que disputam a Liga Norte-americana, o Portland Timbers e o Montreal Impact, com taxas de ocupação de 96 e 97%, respectivamente, são praticamente lotados com pouco mais de 20 mil espectadores. Para sermos mais precisos, 20.674 e 20.561 respectivamente enquanto o América do México, com sua média de 44.567 espectadores, acaba ocupando apenas 42% dos lugares disponíveis em seu estádio.
Isto posto, é importante verificar quanto a presença de público influi na renda total auferida por cada clube, já que à parcela das bilheterias devem-se se somar várias outras, como direitos de TV, patrocínios das camisas e nomes dos estádios e outras ainda. E isto é uma coisa que varia de nação para nação, pelo que um critério de classificação do acerto (ou desacerto) de uma administração de clube não pode se basear apenas nessa taxa de ocupação do estádio. Isto sem levar em consideração a extrema variação, num mesmo país, do preço dos ingressos.
Em suma, deve-se ter muito cuidado na análise dos números, já que estes podem ser facilmente manipulados de acordo com o interesse de cada um…