Em sua última entrevista, Dunga reafirmou alguns conceitos básicos, que regerão seu trabalho no comando da seleção brasileira. Um posto, aliás, do qual ele não deveria ter sido afastado após a conclusão da Copa de 2010. Sei perfeitamente que esta é apenas e tão somente a minha opinião pessoal, e que, após a derrota frente á Holanda, nenhum brasileiro, torcedor ou cartola que fosse, a aceitava. Hoje talvez não haveria tanta unanimidade negativa, mas isso não tem a menor importância pois, como diziam nossos ancestrais, águas passadas não movem moinhos.
Então vale discutir o que achei de positivo na fala de Dunga, a começar pelo seu posicionamento quanto aos convocáveis. Ele afirmou, em extrema síntese, que vai convocar quem estiver jogando bem. Eu estou de pleno acordo, chega de convocar jogadores pelo que já fizeram ou pelo que se acredita possam fazer. No futebol o importante é o hoje, não o ontem e nem o amanhã. Assim, se estiverem realmente jogando muito bem, mesmo nomes bastante criticados como o goleiro Júlio Cesar ou o centroavante Fred, poderão ser chamados.
A outra definição diz respeito à base da seleção de Scolari, que pode perfeitamente vir a ser utilizada novamente, ao menos em parte, pois o conceito de “terra arrasada” não se coaduna com a realidade e muito menos com o atual momento do futebol brasileiro, onde não abundam craques. Naturalmente essa eventual re-utilização passa pela condição básica do jogador estar atravessando uma fase muito positiva.
A terceira definição, que também me agradou, diz respeito às eliminatórias para a Copa de 2018. Nada de ufanismo hipócrita e mentiroso, como o presidente Marin fez muitas vezes (somos penta-campeões e os outros é que devem ter medo de nós), pois a história, por mais bonita que seja, não entra em campo e a seleção de 70 só pode ser vista em dvd. Assim entender que as eliminatórias serão complicadas, e que a seleção terá que jogar um bom futebol para não passar apuros, representa encarar de frente a realidade, quer gostemos dela ou não.
Enfim, nada mais resta que desejar a Dunga e sua equipe um bom trabalho !