Ontem à noite o Corinthians disputou um jogo absolutamente inútil, frente ao Bahia lá em Salvador. Inútil porque a classificação do alvinegro para a rodada seguinte da Copa do Brasil já tinha sido praticamente definida aqui em São Paulo, no jogo de ida, com uma fácil vitória por 3-0. E duplamente inútil pois exigiu uma viagem, com os gastos financeiros inerentes, e acarretou o normal desgaste físico do elenco, que poderia, muito mais proveitosamente, ter ficado por aqui treinando para o clássico de domingo frente ao Santos.
Aliás a inutilidade do jogo tinha sido antecipadamente admitida pelo próprio técnico do Bahia que resolveu escalar apenas 3 titulares, ciente da impossibilidade de inverter o resultado e lutar pela classificação. E reservando assim o time principal para o jogo de sábado, lá na Fonte Nova, frente ao bom Goiás. Este sim um jogo de grande importância, na luta que o time do Bahia está levando adiante para fugir da zona do rebaixamento.
Esta situação, de um jogo inútil (e outros já aconteceram e continuarão provavelmente ocorrendo), me leva a pensar que o regulamento da Copa do Brasil poderia ser basicamente alterado, á exemplo do que se faz em vários países europeus. Haveria, ao menos até as semifinais, apenas um jogo, a ser disputado no campo de um dos contendentes, campo esse indicado por sorteio. Com isto economizaríamos muitas datas, o calendário ficaria mais leve, e todos os jogos seriam interessantes, sejam quais fossem os adversários. O que, no fundo, interessaria também às televisões, às voltas com uma preocupante queda de audiência.
Trata-se de uma ideia bem simples e de fácil realização mas que bate de frente com os cartolas que são adeptos da quantidade, mesmo que em prejuízo da qualidade. E assim sendo muito dificilmente será sequer levada em consideração…