Finalmente a Ford apresentou à imprensa seu novo filho, ou melhor, seus novos filhos, o novo Ka e Ka sedã ou Ka+, disponíveis ao público a partir de setembro desse ano e depois de várias apresentações feitas por partes.
Inicialmente conhecemos o protótipo do carro, como seria seu visual, totalmente reformulado quando comparado à versão anterior.
Depois conhecemos o novo motor 1.0 de 3 cilindros, com duplo comando variável de admissão e escape e 4 válvulas por cilindro que a Ford desenvolveu em Camaçari, na Bahia, para todos os países onde o carro será vendido, pois trata-se de um carro global, o 3º da montadora, depois do Eco Sport e do caminhão Cargo, que são também projetos globais da Ford, feitos inteiramente aqui no Brasil.
Finda essa etapa, a Ford apresentou uma novidade tecnológica exclusiva que foi lançada com o Ka e deve acompanhar os outros veículos da marca a partir de 2015, que é o sistema Sync Multimídia de assistência de emergência, que vem como opcional desde a versão de entrada. Ele é ativado através do acionamento dos air bags ou quando há um corte da alimentação do combustível, ligando automaticamente para o SAMU (192, que tem 183 centrais em todo o Brasil) e enviando as coordenadas de localização, captadas por uma antena GPS localizada no carro. Para que essa tecnologia funcione é preciso que se tenha um telefone celular com bluetooth . A Ford inovou com essa tecnologia em função dos dados colhidos sobre o mercado de usuários de internet em nosso País.
Existem mais de 105 milhões de pessoas com acesso à internet , o número de smartphones dobrou em um ano e hoje existem 41 milhões de usuários desses aparelhos, onde 97% têm tela sensível ao toque e quase 50% usa o celular ao dirigir. Com posse desses dados, o melhor caminho a seguir encontrado pela montadora foi oferecer em primeira mão um sistema emergencial que permita ao usuário ser socorrido mais rapidamente, especialmente se ele estiver desacordado e não conseguir falar ao entrar em contato com o SAMU. O lema da Ford nesse momento é “ Olhos na estrada e mão na direção”.
Como última etapa, pudemos conhecer o carro, que chega com a proposta de oferecer ao mercado comprador o melhor custo/benefício, oferecendo um carro bastante completo para disputar a liderança do segmento de compactos hatch 1.0 e atingir o maior volume da história da Ford no segmento de sedãs.
Andamos na versão SEL com o novo motor 1.0 3 cilindros e gostei muito do seu desempenho. Trata-se de um motor que entrega 85 cv a 6.500 rpm e torque de 105 Nm a 4.500 rpm com etanol e 80 cv a 6.500 rpm e torque de 100 Nm a 3.500 rpm com gasolina. A partida é feita a frio sem o uso do tanquinho auxiliar que não existe mais.
A montadora informa o consumo de 8,9 km/l com etanol e 13 km/l com gasolina na cidade, e 10,4 km/l com etanol e 15,1 km/l com gasolina na estrada, o que dá ao carro a liderança no quesito economia de combustível, tendo ganho a classificação máxima “A” do CONPET/INMETRO tanto para o motor 1.0 como para o 1.5.
A transmissão é manual com câmbio de 5 marchas e a Ford não nega que pensa em lançar, no futuro, uma opção de câmbio automático.
Fizemos 100 km de percurso na estrada asfaltada e 3 km em estrada de terra e estávamos em três pessoas no carro.
O desempenho do motor me surpreendeu, só se lembra que era 1.0 nas subidas, mesmo assim, trocando a marcha na hora certa, ele fez uma longa subida em 3ª marcha.
Dentre seus concorrentes, ele é o que oferece maior conforto acústico, fruto de um cuidado com os revestimentos que vedam o barulho.
A versão sedã foi apresentada com motor 1.5 com duplo comando de válvulas e 4 válvulas por cilindro, entregando 105 cv de potência e torque de 143 Nm a 6500 rpm com gasolina e 110 cv de potência com torque de 146 Nm a 5500 rpm com etanol.
A posição de dirigir é muito cômoda, com bancos envolventes com apoio lateral e apoio de cabeça com sustentação muito confortável, sem projetar a cabeça para a frente.
O espaço interno é muito satisfatório, não sacrificando a posição das pessoas que se sentam atrás.
Os preços começam em R$ 35.390,00 para a versão hatch 1.0 SE e R$ 37.890,00 para a versão sedã 1.0 SE.
Na versão intermediária denominada SE Plus os preços são R$ 37.390,00 para o hatch 1.0 e R$ 39.890,00 para o sedã também 1.0.
A versão SEL, que é a top custa R$ 39.990,00 e a sedã, R$ 42.490,00 sempre no motor 1.0.
Importante frisar que a versão de entrada já vem com muitos itens de série, como ar condicionado, direção elétrica, vidros dianteiros elétricos, trava elétrica com controle remoto, rádio AM/FM com USB e bluetooth, air bag duplo, freios ABS com EBD e CBC , limpador e desembaçador de vidro traseiro, 4 tapetes de carpete, 21 porta objetos, ajuste de altura da coluna de direção, entre outros. Esse é o diferencial que a Ford apresenta perante seus concorrentes, oferece um carro muito completo com preço final inferior aos concorrentes.
O seguro oferecido pela Mafre também tem preço muito atraente, sendo R$ 1568,00 para o Ka e R$ 1971,00 para o Ka + ambos 1.0.