Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
FordIndustria Automobilistica

Chegou o novo Ka e Ka+

por Claudio Carsughi 12/08/2014
por Claudio Carsughi 12/08/2014
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp

Ka aFinalmente a Ford apresentou à imprensa seu novo filho, ou melhor, seus novos filhos, o novo Ka e Ka sedã ou Ka+, disponíveis ao público a partir de setembro desse ano e depois de várias apresentações feitas por partes.

Inicialmente conhecemos o protótipo do carro, como seria seu visual, totalmente reformulado quando comparado à versão anterior.
Motor 1.0 3C_NovoKa
Depois conhecemos o novo motor 1.0 de 3 cilindros, com duplo comando variável de admissão e escape e 4 válvulas por cilindro que a Ford desenvolveu em Camaçari, na Bahia, para todos os países onde o carro será vendido, pois trata-se de um carro global, o 3º da montadora, depois do Eco Sport e do caminhão Cargo, que são também projetos globais da Ford, feitos inteiramente aqui no Brasil.

Interior Novo Ka_04

Finda essa etapa, a Ford apresentou uma novidade tecnológica exclusiva que foi lançada com o Ka e deve acompanhar os outros veículos da marca a partir de 2015, que é o sistema Sync Multimídia de assistência de emergência, que vem como opcional desde a versão de entrada. Ele é ativado através do acionamento dos air bags ou quando há um corte da alimentação do combustível, ligando automaticamente para o SAMU (192, que tem 183 centrais em todo o Brasil) e enviando as coordenadas de localização, captadas por uma antena GPS localizada no carro. Para que essa tecnologia funcione é preciso que se tenha um telefone celular com bluetooth . A Ford inovou com essa tecnologia em função dos dados colhidos sobre o mercado de usuários de internet em nosso País.

Existem mais de 105 milhões de pessoas com acesso à internet , o número de smartphones dobrou em um ano e hoje existem 41 milhões de usuários desses aparelhos, onde 97% têm tela sensível ao toque e quase 50% usa o celular ao dirigir. Com posse desses dados, o melhor caminho a seguir encontrado pela montadora foi oferecer em primeira mão um sistema emergencial que permita ao usuário ser socorrido mais rapidamente, especialmente se ele estiver desacordado e não conseguir falar ao entrar em contato com o SAMU. O lema da Ford nesse momento é “ Olhos na estrada e mão na direção”.

Ka+_03

Como última etapa, pudemos conhecer o carro, que chega com a proposta de oferecer ao mercado comprador o melhor custo/benefício, oferecendo um carro bastante completo para disputar a liderança do segmento de compactos hatch 1.0 e atingir o maior volume da história da Ford no segmento de sedãs.

Andamos na versão SEL com o novo motor 1.0 3 cilindros e gostei muito do seu desempenho. Trata-se de um motor que entrega 85 cv a 6.500 rpm e torque de 105 Nm a 4.500 rpm com etanol e 80 cv a 6.500 rpm e torque de 100 Nm a 3.500 rpm com gasolina. A partida é feita a frio sem o uso do tanquinho auxiliar que não existe mais.

A montadora informa o consumo de 8,9 km/l com etanol e 13 km/l com gasolina na cidade, e 10,4 km/l com etanol e 15,1 km/l com gasolina na estrada, o que dá ao carro a liderança no quesito economia de combustível, tendo ganho a classificação máxima “A” do CONPET/INMETRO tanto para o motor 1.0 como para o 1.5.

A transmissão é manual com câmbio de 5 marchas e a Ford não nega que pensa em lançar, no futuro, uma opção de câmbio automático.

Fizemos 100 km de percurso na estrada asfaltada e 3 km em estrada de terra e estávamos em três pessoas no carro.

O desempenho do motor me surpreendeu, só se lembra que era 1.0 nas subidas, mesmo assim, trocando a marcha na hora certa, ele fez uma longa subida em 3ª marcha.

Ka c

Dentre seus concorrentes, ele é o que oferece maior conforto acústico, fruto de um cuidado com os revestimentos que vedam o barulho.

One Millionth Sigma Engine Produced in Taubaté

A versão sedã foi apresentada com motor 1.5 com duplo comando de válvulas e 4 válvulas por cilindro, entregando 105 cv de potência e torque de 143 Nm a 6500 rpm com gasolina e 110 cv de potência com torque de 146 Nm a 5500 rpm com etanol.

A posição de dirigir é muito cômoda, com bancos envolventes com apoio lateral e apoio de cabeça com sustentação muito confortável, sem projetar a cabeça para a frente.
O espaço interno é muito satisfatório, não sacrificando a posição das pessoas que se sentam atrás.

Os preços começam em R$ 35.390,00 para a versão hatch 1.0 SE e R$ 37.890,00 para a versão sedã 1.0 SE.

Na versão intermediária denominada SE Plus os preços são R$ 37.390,00 para o hatch 1.0 e R$ 39.890,00 para o sedã também 1.0.

A versão SEL, que é a top custa R$ 39.990,00 e a sedã, R$ 42.490,00 sempre no motor 1.0.

Importante frisar que a versão de entrada já vem com muitos itens de série, como ar condicionado, direção elétrica, vidros dianteiros elétricos, trava elétrica com controle remoto, rádio AM/FM com USB e bluetooth, air bag duplo, freios ABS com EBD e CBC , limpador e desembaçador de vidro traseiro, 4 tapetes de carpete, 21 porta objetos, ajuste de altura da coluna de direção, entre outros. Esse é o diferencial que a Ford apresenta perante seus concorrentes, oferece um carro muito completo com preço final inferior aos concorrentes.

O seguro oferecido pela Mafre também tem preço muito atraente, sendo R$ 1568,00 para o Ka e R$ 1971,00 para o Ka + ambos 1.0.

FordKaKa sedãlançamentoNovo Ka
Claudio Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Anterior
Uma rodada interessante
Próximo
O Papa festejou!

Você também pode gostar...

Jeep terá série especial e confirma lançamento do Avenger

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência

GWM vai produzir picape e SUV inédito em São Paulo

Jeep Renegade ganha série especial; confira os diferenciais

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Fusca 4 portas: um projeto inusitado nas ruas de São Paulo

    10/05/2025
  • 2

    Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência

    15/05/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

Jeep terá série especial e confirma lançamento do Avenger

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados