Nesta semana recomeçou o campeonato brasileiro e muita gente fez comentários pouco favoráveis quer em relação aos estádios quer em relação ao futebol apresentado. Assim falou-se em banheiros sujos, em praças de alimentação inadequadas e em futebol de baixo nível, como se isso devesse constituir uma clamorosa surpresa.
Na verdade, o que acontece é que voltamos à realidade, as equipes que trabalharam na segurança, na limpeza e no setor de alimentação da Copa deixaram de atuar. Até mesmo o metrô, no caso de Itaquera, desativou o bom “expresso da Copa”. Em outras palavras, o “padrão Fifa” foi substituído pelo “padrão Brasil”, e não há como e o que reclamar.pois isso era amplamente esperado.
No item futebol tivemos jogos que não podem ser comparados aos melhores que vimos na Copa, o que também era esperado e até mesmo lógico. Mas, dentro de suas limitações, vários espetáculos conseguiram agradar.
O Corinthians, por exemplo, derrotou, com total merecimento, o bom time do Internacional e apresentou 15 minutos iniciais de um futebol solto e gostoso de ver. Depois, naturalmente, tratou de garantir o resultado, tornar o ritmo do jogo bem mais lento,. demorar, sobretudo com o goleiro Cássio, no reinício das jogadas. Enfim, aquilo tudo que estamos fartos de ver e que faz parte de nosso atual futebol. O que não pode espantar ninguém…