O GP da Alemanha, a ser disputado neste domingo em 67 voltas do circuito de Hockenheim, décima prova deste mundial que inicia assim sua segunda metade (ao todo serão 19 GPs), se anuncia muito favorável para o atual líder do campeonato, o alemão Rosberg.
Com efeito, ele não apenas obteve, uma vez mais, a pole-position, como viu seu companheiro de equipe, e único rival na luta pelo título, o inglês Hamilton bater violentamente nas barreiras de proteção ainda no Q1. A batida, diga-se logo, foi devida a uma falha mecânica do sistema de freios de sua Mercedes, que não atuou numa das rodas dianteiras e provocou uma rotação ao redor do baricentro do carro acabando sua corrida de encontro às proteções. Felizmente o piloto nada sofreu, mas seu treino terminou aí e consequentemente largará num obscuro 15° lugar, coisa que promete muita luta nas posições intermediárias. Hamilton sabe perfeitamente o que o aguarda, uma corrida muito difícil, pois, embora com um carro excelente, nunca é fácil ultrapassar neste circuito. E ele precisará marcar um bom número de pontos para não ficar mais longe de Rosberg na classificação do campeonato, que atualmente vê o alemão à sua frente com 4 pontos de vantagem.
Outro destaque deste GP será a presença, em segundo e terceiro lugares no grid, da equipe Williams, com Bottas a apenas 219 milésimos de Rosberg, e Massa a 538 milésimos. Isto, por sinal, faz prever uma largada muito interessante, pois o brasileiro está no lado limpo da pista e poderia eventualmente pular à frente do companheiro. E aí impor o próprio ritmo de corrida, deixando para os pit-stops (que poderão ser 2 ou até 3) a definição das posições, já que as paradas de box da Williams nem sempre são perfeitas.
Nas demais posições destaque-se uma McLaren em que Magnussen arrancou um ótimo 4° lugar enquanto seu companheiro Button não se classificou entre os 10 primeiros. E situação semelhante, embora mais atrás, foi vivida na Ferrari, onde Alonso foi 7° enquanto Raikkonen não conseguiu ficar entre os dez primeiros.
Em resumo, tudo indica que teremos neste domingo um GP da Alemanha sensacional.