Aquilo que parecia quase impossível, aconteceu. No GP do Canadá foi quebrada a hegemonia da Mercedes, vencedora até aqui de todos os GPs desta temporada. E, mais do que isso, os dois carros da estrela prateada apresentaram problemas mecânicos. no de Hamilton obrigando-o a desistir e no de Rosberg pondo em risco sua permanência na pista. O piloto alemão, aliás, acabou saindo-se muito bem, pois, arrancando o segundo lugar, viu aumentar para 22 pontos sua vantagem sobre Hamilton. O que explica o seu semblante satisfeito no pódio. Um pódio onde explodiu de felicidade o novato Ricciardo, em sua primeira vitória num GP, e estava também feliz Vettel, autor de uma prova de recuperação que acabou levando-o ao terceiro lugar.
Do ponto de vista mecânico, à derrota da Mercedes correspondeu a ascensão da Red Bull, que colocou seus dois pilotos no pódio, mostrando uma incrível recuperação, e o bom desempenho da Williams, sétima com Bottas.
Aliás a Williams poderia ter tido um resultado ainda melhor, não fora o erro de Perez ao fechar Massa, após ter aberto para a passagem do brasileiro, e por a palavra fim à corrida de ambos. Na tomada do helicóptero se percebe claramente este erro, que, aliás, acabou sancionado pelos comissários de corrida, fazendo com que Perez perca cinco posição no grid de largada do próximo GP, o da Áustria. A corrida de Massa, prejudicada por uma falha do box em seu segundo pit-stop, estava de qualquer forma encaminhando-se para um final excelente (na 58.a passagem ela marcara a volta mais rápida de todo o GP) e, superado Perez, teria, com toda probabilidade, ultrapassado também Vettel nos metros finais, pois poderia usar a asa abaixada enquanto o alemão não teria como faze-lo,.ganhando então o terceiro lugar do pódio.