Ao lançar o modelo 2015 do já conhecido Linea, um sedã médio que não tinha até aqui conseguido expressivos números de venda, a Fiat apresentou, na verdade, um novo carro. Não pelas modificações introduzidas em seu design, tanto na dianteira como na traseira, e nem pelas alterações internas, onde o acabamento foi sensivelmente aperfeiçoado, num todo que agrada.
A grande – e provavelmente decisiva – alteração introduzida pela montadora de Betim foi a recolocação no mercado. Agora o Linea se tornou um forte concorrente não apenas para as versões de entrada de outros sedãs médios como uma opção para os que tinham em mente um médio-pequeno em sua versão de tope. Possíveis compradores esses que, com um pouco de dinheiro à mais, podem ter um carro médio, dotado de amplo porta-malas e com motor 1.8 de 16 válvulas que fornece 132 cv a 5.250 rpm e, sobretudo, um torque de 18,9 kgfm a 4.500 rpm em seu pico mas com uma curva de torque bem equilibrada. Isto, em outras palavras, dá ao motorista aquela agradável sensação de muita potência disponível, coisa que, aliada ao bom câmbio mecânico de 5 marchas, torna gostoso dirigi-lo em qualquer circunstância.
Pelo resto, o carro tem boa estabilidade sem, para isso, tornar-se demasiadamente duro, o que lhe permite enfrentar galhardamente o fora-de-estrada em que a incúria de nossos governantes reduziu as ruas de São Paulo. E um bom sistema de freios, que imobiliza o Linea em espaços normais, sem qualquer alteração de trajetória.
Tudo isso por 55,850 reais, preço da versão Essence, que já vem com um bom número de equipamentos de série, como ar-condicionado, rodas de liga leve e rádio com MP3, por exemplo. Naturalmente quem desejar mais pode atingir à lista de opcionais, onde se destaca o câmbio automatizado Dualogic, por exemplo, que permite dirigir sem trocar de marchas , ou então faze-lo atuando não apenas na alavanca no console mas também através as aletas situadas logo abaixo do volante. E quem quiser ainda mais pode passar para a versão Absolute que, com todos os opcionais disponíveis, custa 73.428 reais. Mas aí o Linea já se coloca em outro patamar e vai enfrentar outro tipo de concorrentes…