Finalmente hoje começa a Copa! A espera é sempre um pouco vazia, as noticias tem reduzido interesse, este jogador tirou foto com a namorada, aquele dançou com os índios, e por ai vai.
Mas logo mais, no estádio do Corinthians, o Brasil vai enfrentar a Croácia, naquele que, em minha opinião, será o jogo mais dificil, não apenas pelo valor técnico do adversário, como pelo fato dos croatas saberem perfeitamente que jogarão suas chances de classificação frente a Camarões, antes, e México, depois. Contra o Brasil o jogo, em tese, está perdido de antemão e, assim sendo, a Croácia jogará com total tranquilidade, fechando-se bem na defesa e tentando fazer passar o tempo. Bem sabendo que, a cada minuto que passar sem o Brasil ainda ter marcado um gol, o nervosismo irá tomando conta do time e da torcida. E isso poderia, se houver um desequilíbrio ofensivo do time nacional, abrir espaços para perigosos contragolpes às costas dos laterais.
Em suma, prevejo um jogo de paciência, em que uma vitória por 1-0 será um ótimo resultado e dará ao Brasil melhores condições psicológicas para os encontros seguintes frente ao México e a Camarões. E não se pode esquecer, como tenho dito e repetido ao microfone da Jovem Pan, que se o Brasil vencer seus 7 jogos por 1-0, será campeão mundial invicto.