Cristiano Ronaldo é o jogador mais ambicionado e buscado pelos patrocinadores, à frente de seu rival do Barcelona, Lionel Messi, e de Gerard Piqué. Este foi o resultado de uma pesquisa efetuada pela Repucom, valendo-se da ferramenta denominada Celebrity DBI (David Brown Index) e publicada na última edição do Propmark. jornal de propaganda e marketing editado aqui em São Paulo.
A pesquisa se baseou na percepção de um público extremamente diversificado, a começar pela idade, já que variou entre pessoas de 16 a 69 anos, e pelo fato de ter sido realizado em nada menos que 13 países, calculando-se que isso representa um total de aproximadamente 1 e meio bilhão de pessoas.
De acordo com a pesquisa, Cristiano Ronaldo obteve um índice de reconhecimento global de 83,87% sendo que em mercados como Itália, Espanha e Argentina este percentual foi de 95%, o que explica o interesse dos patrocinadores em tê-lo como garoto propaganda.
Nesta classificação, em que aparecem a seguir Fernando Torres, Wayne Rooney e Andrés Iniesta, como 4º, 5º e 6º, está apenas um brasileiro, Neymar, em 7º lugar, com um total de 53,33% de reconhecimento. Essa situação, em minha opinião, pode ser alterada caso Neymar tenha, na Copa, uma atuação de alto nível.
É também interessante observar que Cristiano Ronaldo tem 82 milhões de fãs no facebook, contra 57 de Messi e 22 de Neymar, enquanto no twitter são 26 os milhões de seguidores do português, só 2 os do argentino e nada menos que 11 os de Neymar.
Enfim, tudo indica que o brasileiro seja a grande estrela em ascensão…