A última apresentação do Brasil antes da estreia na Copa, que acontecerá 5.a feira frente à Croácia, encerrou-se com uma vitória por 1-0 sobre a Sérvia em Morumbi e serviu para mostrar, em minha opinião, que o time de Scolari está pronto para disputar o mundial.
A atuação do árbitro paraguaio Caceres, apitando desde o início o menor contato físico, serviu para dar ao jogo aquele caráter de amistoso que se tornava necessário para minimizar a possibilidade de uma contusão, que teria sido lamentável para o Brasil enquanto para a Sérvia teria tido um peso bem menor, já que a seleção balcânica está fora da Copa. Também em função disso, tivemos, sobretudo no primeiro tempo, algumas incertezas defensivas que não são normais. Assim, por exemplo, vimos, com enorme surpresa, Thiago Silva e David Luiz irem na mesma bola, que sobrou para um adversário. É claro, contudo, que esse tipo de erro não se repetirá na Copa bem como não se repetirão as idas ao ataque dos laterais, sem terem a necessária cobertura.
O tipo de jogo da Sérvia, que em momento algum “rifou” a bola e sempre procurou sair jogando, foi muito útil em função do jogo que o Brasil frente à Croácia e que deverá exigir muita paciência, pelo menos até o time da casa marcar um gol. E o objetivo, antes de pensar em dar espetáculo, deverá logicamente ser a busca da vitória. Pois se o Brasil hipoteticamente conseguir 7 vitórias por 1-0, será campeão mundial invicto…