A esperada estreia de Alemanha e Portugal deu um veredicto inesperado, com o time alemão goleando sem dó nem piedade a equipe de Cristiano Ronaldo. Foi um 4-0 que não admite discussão, e que até poderia ter sido numericamente mais pesado, se a Alemanha tivesse tido necessidade de fazer mais gols.
Algumas circunstâncias, contudo, foram determinantes para produzir esse desfecho. A começar pelo penal, que a defensa lusa poderia ter evitado, para terminar com o destempero de Pepe, que acabou sendo expulso e assim zerou qualquer possibilidade de reação. No meio disso tudo, a sensação que Cristiano Ronaldo ainda não está na sua melhor condição atlética, o que reduz bastante as chances de sucesso de Portugal quando enfrenta seleções de primeiro plano.
Quanto à Alemanha, ratificou o que dela se espera e confirmou que, se não sentir o intenso calor do nordeste, será dificil adversário para qualquer um dos disputantes esta Copa do Mundo. Tem um bom elenco, uma equipe equilibrada e um plano de jogo bem definido, em que não há espaço para improvisações. E Müller, marcando 3 gols, já se tornou o maior goleador da Copa até agora.
Os próximos jogos da Alemanha, antes contra Gana em Fortaleza e depois frente aos Estados Unidos em Recife, poderão confirmar esta minha impressão.
Quanto a Portugal, se conseguir superar o impacto psicologicamente negativo desta goleada, poderá classificar-se em segundo lugar no grupo, atrás da favorita Alemanha, e continuar sua caminhada na Copa. Mas para isso será imprescindível ter um Cristiano Ronaldo em perfeita condição atlética…
À noite, a situação de Portugal ficou ainda mais difícil, pois os Estados
Unidos venceram Gana e com isso somaram 3 pontos, o que lhe permitirá, na
próxima rodada, jogar contra Portugal pelo empate. isso em função de
atualmente seu saldo de gols ser +1 enquanto Portugal tem -4, o que
significa que mesmo sendo derrotados na derradeira rodada pela Alemanha e
Portugal vencendo Gana, os Estados Unidos poderiam se classificar em
segundo pelo melhor saldo de gols. Uma possibilidade que só seria
eliminada caso Portugal ganhasse dos Estados Unidos na próxima rodada…