Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
GeralIndustria AutomobilisticaVolkswagen

Up! aprovado também na cidade

por Claudio Carsughi 02/05/2014
por Claudio Carsughi 02/05/2014
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp

up

Quando a VW apresentou, na serra gaúcha, o Up!, agora produzido também no Brasil, verificamos facilmente, num consistente percurso rodoviário, que o carro manteve, na sua versão nacional, as mesmas qualidades que sentimos ao usa-lo na Europa. A “brasilianização” do simpático carrinho, que também aqui é o modelo de entrada de toda a produção VW mundial, o tornou mais adequado aos pisos frequentemente irregulares que tem pela frente quem anda de carro no Brasil. E, entre as adaptações, a mais importante, em minha opinião, foi o aumento da distância mínima ao solo, o que permite enfrentar, sem maiores problemas, buracos, valetas e toda a sorte de imperfeições de piso com que somos obrigados diariamente a lidar. Sem que isso tenha trazido uma consistente perda de estabilidade, a diferença, devida também ao “esticamento” da carroceria para torna-la compatível com a habitabilidade para 5 pessoas (na Europa ele é vendido, sem qualquer problema, como um carro para 4 pessoas) é mínima. E, na verdade, só é percebida por um profissional, o usuário comum, mesmo que já tenha dirigido o Up! na Europa, não vai notar a diferença.

UP painel
Assim havia ainda a curiosidade em sentir como o Up! se portaria no trânsito confuso das grandes cidades e qual seria seu consumo. Usado por um bom tempo aqui em São Paulo, vimos que o reduzido consumo é um de seus pontos altos, pois, mesmo em trânsito pesado, é possível, sem muito cuidado, alcançar marcas da ordem de 10 km/litro. E se o motorista tiver mais habilidade e um pé leve, marcas de 12 ou mesmo 13 km/litro são perfeitamente possíveis. Naturalmente para isso é necessário não levar muito em conta as buzinadas de quem vem atrás, por o câmbio em ponto morto tão logo se observe que o farol bem à frente está no vermelho, eventualmente aproveitar a favorável curva de torque para passar diretamente da 1ª para a 3ª. Isto sem contudo renunciar ao conforto do ótimo ar condicionado, imprescindível com as altas temperaturas reinantes durante nosso período de utilização. A visualização do consumo médio, por sinal, é imediata, através do computador de bordo, bem como as recomendações quanto à troca de marchas, visíveis no centro do painel, junto ao velocímetro e hodômetro.

Os mais atentos sentirão, aliás, que o carro parece deslizar suavemente, quando se apoia levemente o pé no acelerador, sinal do cuidado de projeto em reduzir ao máximo todo tipo de atritos, tanto propriamente mecânicos como de rolamento dos pneus.

Assim, se lembramos o excelente câmbio de 5 marchas, de engates precisos e suaves, a resposta pronta do motor em qualquer rotação, o eficiente sistema de freios e todas as outras qualidades já vistas antes, teremos o retrato completo de um carrinho simpático e extremamente agradável no uso diário.

Quanto a uma previsão relativa ao seu sucesso comercial, será o mercado, como de hábito, a determina-lo, por ora é cedo demais para qualquer prognóstico.

consumo urbanoqualidadesUp!
Claudio Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Anterior
Libertadores a perigo
Próximo
Um futebol pobre e triste

Você também pode gostar...

Fenabrave: preocupações no mercado de automóveis nos próximos meses

Com novas versões e facelift, Ford lança nova Maverick

Hyundai Kona quer atrair pelo consumo

BYD Song Plus iguala visual ao Premium e recebe novos conteúdos

Jeep Renegade 2026: poucas novidades e preços reduzidos

Agora argentina, Fiat Titano 2026 chega renovada

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Agora argentina, Fiat Titano 2026 chega renovada

    05/06/2025
  • 2

    Jeep Renegade 2026: poucas novidades e preços reduzidos

    06/06/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

Fenabrave: preocupações no mercado de automóveis nos próximos meses

Com novas versões e facelift, Ford lança nova Maverick

Hyundai Kona quer atrair pelo consumo