Quando a VW apresentou, na serra gaúcha, o Up!, agora produzido também no Brasil, verificamos facilmente, num consistente percurso rodoviário, que o carro manteve, na sua versão nacional, as mesmas qualidades que sentimos ao usa-lo na Europa. A “brasilianização” do simpático carrinho, que também aqui é o modelo de entrada de toda a produção VW mundial, o tornou mais adequado aos pisos frequentemente irregulares que tem pela frente quem anda de carro no Brasil. E, entre as adaptações, a mais importante, em minha opinião, foi o aumento da distância mínima ao solo, o que permite enfrentar, sem maiores problemas, buracos, valetas e toda a sorte de imperfeições de piso com que somos obrigados diariamente a lidar. Sem que isso tenha trazido uma consistente perda de estabilidade, a diferença, devida também ao “esticamento” da carroceria para torna-la compatível com a habitabilidade para 5 pessoas (na Europa ele é vendido, sem qualquer problema, como um carro para 4 pessoas) é mínima. E, na verdade, só é percebida por um profissional, o usuário comum, mesmo que já tenha dirigido o Up! na Europa, não vai notar a diferença.
Assim havia ainda a curiosidade em sentir como o Up! se portaria no trânsito confuso das grandes cidades e qual seria seu consumo. Usado por um bom tempo aqui em São Paulo, vimos que o reduzido consumo é um de seus pontos altos, pois, mesmo em trânsito pesado, é possível, sem muito cuidado, alcançar marcas da ordem de 10 km/litro. E se o motorista tiver mais habilidade e um pé leve, marcas de 12 ou mesmo 13 km/litro são perfeitamente possíveis. Naturalmente para isso é necessário não levar muito em conta as buzinadas de quem vem atrás, por o câmbio em ponto morto tão logo se observe que o farol bem à frente está no vermelho, eventualmente aproveitar a favorável curva de torque para passar diretamente da 1ª para a 3ª. Isto sem contudo renunciar ao conforto do ótimo ar condicionado, imprescindível com as altas temperaturas reinantes durante nosso período de utilização. A visualização do consumo médio, por sinal, é imediata, através do computador de bordo, bem como as recomendações quanto à troca de marchas, visíveis no centro do painel, junto ao velocímetro e hodômetro.
Os mais atentos sentirão, aliás, que o carro parece deslizar suavemente, quando se apoia levemente o pé no acelerador, sinal do cuidado de projeto em reduzir ao máximo todo tipo de atritos, tanto propriamente mecânicos como de rolamento dos pneus.
Assim, se lembramos o excelente câmbio de 5 marchas, de engates precisos e suaves, a resposta pronta do motor em qualquer rotação, o eficiente sistema de freios e todas as outras qualidades já vistas antes, teremos o retrato completo de um carrinho simpático e extremamente agradável no uso diário.
Quanto a uma previsão relativa ao seu sucesso comercial, será o mercado, como de hábito, a determina-lo, por ora é cedo demais para qualquer prognóstico.