Como vimos no domingo, o primeiro teste do novo estádio do Corinthians apresentou um saldo bastante positivo. Mas a FIFA entendeu que na abertura da Copa as condições serão bem diferentes, sobretudo pela prevista lotação total, com a utilização das arquibancadas provisórias que ainda não foram utilizadas. Então resolveu abrir mão da rigidez de suas exigências prévias e decidiu realizar um teste-bis.
Para isso, obteve logo a concordância da CBF, que remanejou o calendário do campeonato nacional, e da Globo, que em consequência alterou sua grade de programação. Assim dia 29, uma quinta-feira, com início às 16 horas, teremos o jogo entre Corinthians e Cruzeiro, o detentor do título. Um jogo de muito maior atrativos que o frente ao então “lanterninha” Figueirense e que poderá levar um grande público ao estádio, embora o fato de ser um dia no meio da semana não permita um paralelo total com a abertura da Copa, ela também num meio de semana mas num dia que será decretado feriado. Assim as condições de tráfego, que constituem uma das grandes preocupações dos organizadores, não poderão ser comparadas mas, por exemplo, será possível ver o grau de preparo dos encarregados de instruir os motoristas que foram ao jogo de carro.
Um detalhe que não atendeu às expectativas no domingo, e que reforçou o apelo das autoridades para que o público use os meios de transporte coletivos, mas que, pelo lógica, deverá funcionar a contento em qualquer situação.
Da mesma forma, uma das grandes atrações do estádio, que poderá ser usado posteriormente, mesmo quando não estiverem sendo disputados jogos de futebol, como chamariz turística, não estará funcionando. Refiro-me ao restaurante panorâmico, localizado no 10º andar, que, se oferecer um serviço à altura do que dele se espera, será um sucesso total.
E poderemos também verificar se os celulares estarão funcionando corretamente, sobretudo os 4G que constituem hoje, para a maioria dos jornalistas, instrumentos de trabalho praticamente indispensáveis
Em suma, programar este teste-bis foi uma ideia louvável sob todos os aspectos…