A definição do grid de largada para o GP de Monaco, em programa neste domingo nas ruazinhas do Principado, mostrou, uma vez mais, que a Mercedes continua melhor que todos seus adversários. E, assim sendo, é absoluta favorita para a vitória, apenas não se podendo prognosticar se ela será, uma vez mais, de Hamilton, que assim reforçaria sua posição de líder do campeonato, ou se Rosberg conseguirá inverter a situação e reassumir a liderança do certame. Coisa que, por sinal, daria ainda mais interesse ao mundial de piloitos, já que a Taça dos Construtores parece ter, desde já, endereço certo e definido.
Como segunda força do campeonato, quanto aos carros, solidificou-se a Red Bull, que começa a sentir os efeitos dos progressos da Renault no sentido de compatibilizar de forma melhor o motor tradicional com o motor elétrico. E junta a isso um carro excelente, em que Adrian Newey vem introduzindo, passo a passo, pequenos mas eficientes retoques. Na dupla de pilotos, o tetra-campeão Vettel está se acostumando com o novo carro e reduziu a diferença que costumava separá-lo do seu companheiro, o novato e surpreendente Ricciardo, de quem era dificil esperar, em tão pouco tempo, uma melhoria tão grande. Está aí, certamente, um dos pontos altos da disputa que teremos no GP de amanhã.
Disputa, pelo contrário, que não deverá ocorrer na Ferrari, onde Alonso está bem à frente de Raikkonen, ainda às voltas com um carro que exige uma sensível mudança na forma de pilotar do finlandês para levá-lo ao seu limite. Coisa que Alonso, pelo contrário, faz comumente, tendo conseguido ficar a apenas 7 décimos da pole, o que representa quase um milagre, pois a diferença atual entre Mercedes e Ferrari, em Monaco, é representada pelo 1″4 que distanciam seu companheiro Raikkonen da mesma pole.
Quanto a Massa, continua sua fase de extrema dificuldade, desta vez tendo sido vítima de uma manobra errada de Ericsson que lhe impediu de lutar por suas chances no Q2. Aliás, já que está em Monaco, Massa bem que poderia aproveitar a 2.a feira para ir até Lourdes…