A Ford inaugurou sua nova fábrica de motores 1.0 3 cilindros na cidade de Camaçari, Bahia, na presença do Ministro dos transportes, do Prefeito da cidade, do Governador da Bahia e da presidência e vice presidência da Ford.
Lá serão feitos os novíssimos motores que serão utilizados no novo Ford Ka, ou Ka Concept, como vem sendo chamado pelo fabricante, com capacidade de produção de 210 mil motores ao ano e investimento na ordem de R$400 milhões de reais.
A linha opera com alto índice de automação, com cerca de 40 robôs, 15 máquinas para usinagem dos blocos e cabeçotes, por isso é definida como uma fábrica completa, pois produz o bloco, o cabeçote e faz a montagem final do motor.
Para isso, conta com o emprego de 300 novos funcionários diretos. Uma novidade importante é que essa fábrica conta com 100% de seus equipamentos conectados via wi-fi a uma central de gerenciamento. Assim é feito o monitoramento on-line da produção e é possível gerenciar o histórico de cada item do motor.
Com relação ao mesmo, este é derivado do EcoBoost, sendo o primeiro 3 cilindros flex da Ford. Segundo Rogélio Golfarb, vice presidente, esse não é um simples motor 3 ciindros, pois tem duplo comando de válvulas, o que o diferencia dos outros e, como vem sendo apresentado nos novos carros, não existe mais o tanquinho de gasolina auxiliar para partida frio. O cabeçote é de alumínio e tem correia com lubrificação permanente. Esse motor gera 85 cv a 6.500 rpm e torque de 105 Nm a 4.500 rpm com etanol, e potência de 80 cv a 6.500 rpm e torque de 100 Nm a 4.500 rpm com gasolina. Apresenta quatro válvulas por cilindro com o duplo comando, o que contribui para aumentar o torque em baixas rotações. A taxa de compressão é de 12:1, o que favorece sua eficiência. O peso total do motor é em torno de 85 kg.
Agora, nos resta aguardar a tão esperada apresentação do carro, que deve ocorrer no 2º semestre desse ano.