Roberto Rivellino foi melhor que Lionel Messi. Quem diz isso, com todas as letras, é a FIFA em sua revista “Fifa Weekly”, ao publicar a lista dos 10 melhores jogadores que envergaram, ou ainda envergam, a famosa camisa 10.
O melhor de todos, como se esperava é Pelé, definido pela FIFA como “três vezes campeão mundial, melhor jogador do vigésimo século e emblema da número 10”. Atrás do brasileiro, também sem causar qualquer surpresa, é colocado Maradona “que fazia mágicas com os pés e marcou gol com a mão de Deus”, numa definição que, em minha opinião, dá uma pequena estilingada no craque argentino por seu famoso gol com a mão.
A seguir aparecem três europeus, pela ordem Zinedine Zidane, Ferenc Puskas e Michel Platini. De Zidane a revista diz que “graças a seu extraordinário talento levou a França ao cume do Mundo e da Europa”, enquanto de Puskas é lembrado seu papel de “maestro da mágica seleção da Hungria e o temor que os adversários tinham de seus mortais chutes com o pé esquerdo” e Platini é chamado de “Le Roi” (o rei, em português).
Em sexto lugar aparece nosso velho conhecido Roberto Rivellino, denominado “patada atômica” pela excepcional potência de seu chute e lembrado também por ter integrado a inesquecível seleção brasileira campeã mundial em 1970 no México. Atrás dele, fica o único jogador ainda em atividade, o argentino Lionel Messi, de quem é lembrado o desejo de tornar-se o maior de todas as épocas. Mas, ao menos por ora, Rivellino está à sua frente.
Fechando a lista aparecem o alemão Lothar Matthaus, o italiano Roberto Baggio e, empatados em décimo lugar, o romeno Gheorghe Hagi e Mario Kempes.
Pode parecer curioso terem ficado de fora desta lista jogadores como Ronaldinho, Ronaldo, Di Stefano, Crujiff e Keegan. A única explicação plausível é que a Fifa se baseou apenas em jogadores que sempre usaram a camisa 10, discriminação que vale para Di Stefano (usava a 9), Crujiff (a 14) e Keegan (a 7), mas não para Ronaldinho e, em parte, também para Ronaldo (na Inter, por exemplo, atuava com a 10). De qualquer forma, esta classificação da FIFA vai provocar muitas polêmicas, quanto a isto não tenho dúvida alguma. E vocês, amigos leitores, o que acharam ?