Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Fórmula 1

Formula 1, ano zero

por Claudio Carsughi 14/03/2014
por Claudio Carsughi 14/03/2014
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp

Começa mais um campeonato mundial de Formula 1 e nunca como desta vez sua melhor representação é um grande ponto de interrogação. As profundas mudanças introduzidas no regulamento, que vão desde a troca de motores até à redução da influência da aerodinâmica,deixaram um sentido de perplexidade não só quanto ao desempenho dos carros mas, neste momento, até mesmo à sua confiabilidade. E se somarmos a isso a limitação de combustível teremos um quadro completo das enormes dificuldades que todos os técnicos estão neste momento enfrentando.

hamilton-mclaren

As primeiras impressões, somando-se aí os testes prévios e os treinos já ocorridos lá em Melbourne, mostram uma Mercedes liderando (mas ela também acusando alguns problemas funcionais, como o que deixou Hamilton a pé no primeiro treino), seguida por Ferrari e Red Bull, enquanto a McLaren fica um pouco para trás e a Williams parece mais consistente do que veloz.

fernando-alonso-ferrari

De toda forma, as apostas dos próprios pilotos de quantos deles receberão a bandeirada de chegada, variando entre 14 e 16, com o tetracampeão Vettel sendo o mais pessimista, ao falar em apenas 12, dizem bem das dúvidas reinantes em relação não só à confiabilidade dos novos carros mas até mesmo à forma como eles terão que ser conduzidos para que não ocorra uma pane seca. Aliás é bom lembrar que os carros deverão, após receber a bandeirada, completar a volta e ainda ter no tanque pelo menos 1 litro de gasolina para eventuais exames por parte dos comissários de corrida.

Falando rapidamente das modificações introduzidas, deve-se lembrar ainda que o câmbio passa a ter 8 marchas em lugar de 7 e que os freios traseiros podem ter agora controle eletrônico, essa última alteração forçada pela sua maior utilização em função do sistema de recuperação de energia.

massa-williams

De toda forma o que fica, para mim, é que os pilotos terão que ser mais inteligentes e levar seus carros, que agora tem o peso mínimo de 690 kg em lugar dos 642 anteriores, no limite de seu rendimento mas sem jamais ultrapassa-lo, sob pena de ficarem a pé.

Indiscutivelmente existe um certo favoritismo de Hamilton e sua Mercedes, que já alcançou sua primeira pole-position do ano, enquanto Massa tem um carro confiável que poderá leva-lo a marcar pontos. Por enquanto, largando em 9º, é o que dele se pode razoavelmente esperar. Pelo resto, fica a idéia de uma Ferrari que ainda tem certo trabalho pela frente para chegar junto à Mercedes enquanto a McLaren deve apostar todas suas fichas na empolgação de seus pilotos e no motor Mercedes para alcançar bons resultados.

FerrariHamiltonMassaMc LarenMercedesVettelWilliams
Claudio Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Anterior
Palmeiras e São Paulo não conseguiram…Ponte sim
Próximo
F1, a estrela indica o caminho!

Você também pode gostar...

Série limitada AMG celebra filme “F1” de Brad Pitt

5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

O que Ayrton Senna significa para mim

GP do Japão: podemos esperar uma madrugada promissora?

F1: O desastre Ferrari no GP da China

F1 promove lançamento coletivo das pinturas dos carros de 2025; veja fotos

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Efeito VW Tera: os preços dos SUVs de entrada vão cair

    09/06/2025
  • 2

    Jeep Renegade 2026: poucas novidades e preços reduzidos

    06/06/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

Série limitada AMG celebra filme “F1” de Brad Pitt

5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

O que Ayrton Senna significa para mim