A Copa Brasil, competição que atualmente, aqui em São Paulo reune mais interesse que a Libertadores pois nesta temporada nenhuma equipe local conseguiu classificar-se para o maior torneio continental, está avançando em ritmo lento. Isto quanto ao desempenho dos paulistas, com Palmeiras e São Paulo não conseguindo eliminar o jogo de volta e tendo que contentar-se com um escore mínimo (1-0). Pelo que aguarda-se hoje com certa curiosidade a estréia do Corinthians, frente ao Bahia de Feira de Santana, para ver se conseguirá ou não eliminar o jogo da volta. Coisa que, no fundo, tem importância relativa já que o time alvinegro, alijado prematuramente do campeonato paulista, não tem muitos compromissos nas próximas semanas.
Já na Libertadores, onde os grupos eliminatórios estão em pleno andamento, verificaram-se várias surpresas, a maior parte dizendo respeito a resultados pouco positivos, ou até mesmo clamorosamente negativos, de times brasileiros de renome. Causou, por exemplo, surpresa o Cruzeiro estar fora da zona de classificação, com 2 derrotas em apenas 3 jogos, mostrando que, longe de Minas, seu jogo tem caido verticalmente.
Da mesma forma foi inesperado ver o Flamengo empatar em Maracanã com o modesto Bolivar e o Botafogo complicar-se contra adversário considerados tecnicamente inferiores. Isso além dos negativos resultados do Atlético panaense, de quem se esperava algo mais.
Ficam Gremio e Atlético mineiro como os únicos invictos, entre os times brasileiros que estão disputando a Libertadores, mas sem chegarem a entusiasmar. O Atlético não consegue repertir o nível de futebol do ano passado, o que não pode ser creditado apenas à venda de Bernard, enquanto o Grêmio não consegue convencer de todo.
Pode ser que este seja apenas um panorama momentâneo e os jogos deste semana poderão dizer algo a respeito, mas seria bom colocar as barbas de molho…