O GP da Malásia, tanto no terceiro e último treino livre como no treino e classificação, ambos disputados, no horário brasileiro, nesta madrugada, ratificou a já esperada supremacia da Mercedes, embora a Red Bull, graças às modificações introduzidas no carro por Adrian Newey, tenha dado claros sinais de reação. Isto ficou claro com Vettel arrancando a segunda colocação, o que lhe permitirá largar na primeira fila, ao lado do pole Hamilton, que conseguiu, pela segunda vez consecutiva neste campeonato, ocupar a posição de honra. E, além disso, marcar sua 33.a pole na carreira, igualando o feito do francês Alain Prost.
A Mercedes, em condições normais, é a favorita para a corrida deste domingo mas Vettel poderia intrometer-se na luta e, quem sabe, causar uma surpresa, sobretudo se Hamilton tiver algum problema.
E isso, de certa forma, é também o que espera Alonso, com uma Ferrari que é neste momento a terceira força do campeonato e que aposta muito na regularidade para somar mais alguns pontos.
Para Felipe Massa e sua Williams, prematuramemnte eliminado, junto com seu companheiro Bottas, no Q2, largar em 13º lugar certamente não é o máximo. E a constatação de que, na chuva, seu carro tem problemas de tração na traseira, sobretudo em saída de curva, não é nada animador e faz torcer para ter amanhã um dia de sol…coisa que a meteorologia parece descartar.