Após testar a versão de tope do Etios, quisemos agora sentir a versão de entrada, indicada como Etios X e equipada com o motor 1.3 (são exatos 1.329 cm³) de 16 válvulas e duplo comando no cabeçote que fornece 84 cv quando usamos gasolina e 90 se for alimentado com etanol, sempre à 5.600 rpm. A propósito, utilizamos para esta análise a gasolina como combustível, por entendermos ser este o mais usado atualmente.
Este motor, graças às acertadas relações do câmbio mecânico de 5 marchas, que tem engates suaves e precisos, oferece respostas prontas, com um torque máximo, a 3.100 rpm, de 11,9 kgmf (usando gasolina) e 12,8 kgmf (com etanol). Isto o torna bastante agradável no uso urbano, onde seu reduzido diâmetro de giro e a leveza da direção (do tipo eletroassistido progressiva) são outros tantos fatores favoráveis para superar o trânsito geralmente conturbado das grandes cidades. E as rodas de 14 polegadas, equipadas com pneus 175/65, cumprem o que delas se espera quanto ao trafegar em pisos irregulares.
O acabamento é bom, dentro do que se pode esperar de um carro de entrada, e a presença do ar condicionado, que fixa o preço do carro em 36.790 reais, adequado ao mercado. Sobretudo considerando que, neste preço, a montadora inclui a tradição de qualidade e robustez de seus produtos, o que facilita depois sua colocação no mercado de carros usados.
Nos demais quesitos mecânicos, pode-se entender que a estabilidade é boa e o sistema de freios, naturalmente com ABS que agora – felizmente – é obrigatório, junto ao air-bag, em todos os carros construídos no Brasil, atende às necessidades, com seu sistema misto (discos ventilados na frente e tambor atrás) atuando a contento em todas as situações.
Em suma, este Etios X não vai reservar, a seu eventual comprador, nenhuma desagradável surpresa…muito pelo contrário. Pois promete longos anos de bons serviços.