Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Industria AutomobilisticaNissan

Novo Nissan Sentra, um passo à frente

por Claudio Carsughi 25/02/2014
por Claudio Carsughi 25/02/2014
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp

Sentra frente

A nova edição do Nissan Sentra marca um sensível passo à frente em relação aos modelos anteriores, que, a exemplo deste, foram projetados para o mercado americano. O primeiro foi apresentado no outono de 2006, em 2008 sofreu uma re-estilização e em outubro de 2012 apareceu um novo modelo, com motor 1.8.

Agora aparece esta nova versão, com motor 2.0 flex, que tem o mesmo curso longo (são 90,1 mm) do anterior, o que assegura de imediato um bom torque, mas um diâmetro maior, tendo passado de 79,7 mm para 84 mm. O que aumentou a potência de 131 para 140 cv.

O que porém impressiona, neste motor, é o imediato fornecimento da potência disponível, graças à utilização da transmissão automática CVT, iniciais ingleses de transmissão com variação contínua. Em outras palavras, esta transmissão não tem as costumeiras relações de marchas (sejam elas 5, 6 7 ou mesmo 8) mas sim uma relação infinita, que varia a cada instante, de acordo com o pisar do pé do motorista no acelerador.

Trata-se de uma transmissão idealizada no ano de 1953 e denominada Variomatic, sendo obra de dois holandeses, Hub e Wim van Doorne, que buscavam simplificar ao máximo o sistema de transmissão da potência do motor às rodas. Ela consistia em 4 cones, dois para cada roda traseira, colocados com o vértice de um oposto à base do outro e ligados por uma correia trapezoidal, que se movimentava para um lado e para outro, variando então em continuidade a relação de marcha. O sistema, que em minha opinião é o mais racional de todos os automáticos, foi depois muito aperfeiçoado, sobretudo pela indústria japonesa, que apostou bastante nele. E o resultado, hoje, é uma transmissão suavíssima, extremamente agradável, que torna um real prazer dirigir este Sentra, sobretudo no trânsito cada vez mais conturbado das grandes cidades.

Sentra tras

Ao lado disso, que já coloca o Sentra num patamar especial, praticamente sem concorrentes em sua categoria, fica uma suspensão que sofre um pouco (como todo carro moderno) as imperfeições das ruas de São Paulo (em Brasília, por exemplo, este problema não existe) mas que não causa maiores problemas. E o resto da mecânica está à altura do que o carro pretende ser : um sedan médio de luxo, muito bem acabado que privilegia o conforto de motorista e passageiros.

Isto por um preço competitivo no setor, cerca de 73 mil reais na versão de tope, que, em minha opinião, poderiam ser uns 76 mil e trazer o acionamento elétrico dos bancos dianteiros. Essa, em minha opinião, é a única falha do carro que, pelo resto, tem condições de encarar vitoriosamente seus concorrentes, geralmente mais caros quando igualmente equipados. Naturalmente como de hábito será necessário aguardar a resposta do mercado…já que existe também uma versão de entrada, com câmbio manual de 6 marchas, com preço ao redor de 62 mil reais e boa parte dos principais equipamentos presentes na versão mais cara..

NissanSentra 2014
Claudio Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Anterior
Palmeiras perde, Corinthians ganha, São Paulo e Santos empatam
Próximo
Os (poucos) minutos de Adriano

Você também pode gostar...

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência

GWM vai produzir picape e SUV inédito em São Paulo

Jeep Renegade ganha série especial; confira os diferenciais

VW Nivus GTS na medida certa e estilo correto

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Fusca 4 portas: um projeto inusitado nas ruas de São Paulo

    10/05/2025
  • 2

    Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência

    15/05/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência