Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Industria AutomobilisticaNissan

Nissan March : 1.0 ou 1.6 ?

por Claudio Carsughi 17/01/2014
por Claudio Carsughi 17/01/2014
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp

Em dezembro avaliamos o Nissan March com motor 1.0, um carro de entrada cujo preço é R$ 27.690 e que tem várias versões, a mais cara chegando a R$ 33.690, em função dos diversos opcionais oferecidos ao cliente. De toda forma, é um carro que atende ao que se propõe e tem seu melhor habitat no trânsito urbano mas nem por isso deixa de poder ser utilizado em viagens.

Agora fizemos o mesmo com sua versão mais potente, equipada com um motor 1.6, sempre de 4 cilindros em linha e 16 válvulas, que fornece 111 cv a 5.600 rpm (independentemente de ser abastecido com gasolina ou álcool) contra os 74 cv a 5.850 rpm do irmão menor, nas mesmas condições. É um aumento sensível, são 37 cv de diferença, exatamente 50% de potência a mais, o que se sente imediatamente ao dirigir o carro.

Na verdade, o que fornece esta impressão é o maior torque, com pico de 15,1 kgfm a 4.000 rpm contra os 10 kgfm a 4.350 do 1.0 e uma curva bem diferente, pelo que o uso do câmbio (um mecânico de 5 marchas bem escalonadas e de engates suaves) é menor. E essa sensação de elasticidade do motor acaba conquistando qualquer motorista.

Para tê-la, é preciso desembolsar um pouco mais de dinheiro. Assim, comparando duas versões mais ou menos semelhantes quanto a seus opcionais, o 1.0S e o 1.6S, onde a diferença substancial acabe sendo o motor, temos um acréscimo de aproximadamente 2.700 reais. Uma diferença que, na minha opinião, é amplamente justificada pelo maior prazer em dirigir que o carro com motor 1.6 proporciona. Embora tenhamos, além do maior custo inicial, também um custo de manutenção (entenda-se principalmente consumo de combustível) um pouco maior.

Assim, quem puder se dar a esse luxo, não vai se arrepender da escolha…

March 1.0March 1.6
Claudio Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Anterior
Um Paulistão com roupa nova
Próximo
Um começo agradável

Você também pode gostar...

Jeep terá série especial e confirma lançamento do Avenger

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência

GWM vai produzir picape e SUV inédito em São Paulo

Jeep Renegade ganha série especial; confira os diferenciais

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Fusca 4 portas: um projeto inusitado nas ruas de São Paulo

    10/05/2025
  • 2

    Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência

    15/05/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

Jeep terá série especial e confirma lançamento do Avenger

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados