Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Fórmula 1

Bernie Ecclestone em apuros

por Claudio Carsughi 21/01/2014
por Claudio Carsughi 21/01/2014
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp

Bernie-Ecclestone-Spa-2012-640x448

Bernie Ecclestone, o todo poderoso chefão da F1, está em apuros, pois vai ser processado na Alemanha por corrupção. O caso tem como origem o banqueiro alemão Gerhard Gribkowsky que, num controle efetuados pelas autoridades fiscais, apareceu como quem recebeu, numa conta bancária na Austria, um depósito de 44 milhões de dólares. E ao pedido de explicação respondeu “esse dinheiro foi-me dado por Ecclestone”, num “negócio” que tinha tido como objetivo facilitar a cessão da holding F1 ao Grupo CVC. O fim da história, para Gribkowsky, foi uma condenação a 8 anos e meio de prisão.

Ecclestone, ao ser chamado para depor, afirmou que tinha sido chantageado por Gribkowsky que ameaçara revelar ao imposto de renda da Grã Bretanha detalhes altamente comprometedores de suas ações financeiras. E assim resolvera pagar para evitar maiores problemas.

A lei alemã pune o crime de corrupção com pena até o máximo de 5 anos de prisão, mas, sabe-se que, aos 82 anos de idade, um cidadão britânico não seria preso por isso. Assim a coisa poderia, de acordo com os advogados de Ecclestone, ser resolvida sem muitos problemas.

O verdadeiro problema é uma cláusula existente no contrato assinado em 2001 com a FIA, na ocasião presidida por Mosley, que garante à FOM, isto é a Ecclestone, a gestão dos direitos comerciais da F1 por 100 anos. A cláusula em questão reza que este direito decai imediatamente se o responsável pela FOM, no caso Ecclestone, for condenado penalmente, em qualquer momento. E é isso que realmente preocupa os advogados de Eccelestone.

Em minha opiniaõ, com Jean Todt atual presidente da FIA, o contrato poderia ser impugnado caso Ecclestone venha a ser realmente condenado, mas dificilmente Todt chegaria a este ponto. O mais provável é que o francês, que já teve muitos atritos com Ecclestone, viesse a usar essa clásula como instrumento de pressão. E isto preocupa, e muito, não apenas Ecclestone como todo seu grupo…

O mais curioso, nisso tudo, é que se diz na Alemanha que Ecclestone teria podido evitar todos este “imbroglio” se tivesse dado uma “caixinha” à pessoa certa, um certo Dieter Hahn, representante do Grupo Kirch (que depois faliu), que tinha como advogado Peter Gauweiler, anteriormente membro do Governo regional da Bavária. E que, com suas amizades poliíticas, teria podido impedir a abertura do processo. Só que para isso ele teria pedido nada menos que 500 milhões, dos quais 100 para o Grupo Kirch e 400 para a Bayerische Landesbank. E Ecclestone, como um veterano jogador de poquer, teria preferido blefar e ir até os tribunais…

AlemanhaBernie EcclestoneGerhard Gribkowsky
Claudio Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Anterior
Um começo agradável
Próximo
Andamos no EC7, novo carro da Geely no Brasil

Você também pode gostar...

GP da Itália: “Hoje não! Hoje não! Hoje sim…”

WEC: Cadillac faz dobradinha e Dudu Barrichello sobe ao pódio nas 6 Horas de São Paulo

WEC: pole brasileira na GT3 com Dudu Barrichello e domínio da Cadillac na Hypercar

WEC: Toyota #8 lidera o TL3 das 6H de São Paulo; Barrichello é P2 na LGMT3

WEC: Porsche #6 lidera os treinos livres de sexta-feira das 6H de São Paulo

Série limitada AMG celebra filme “F1” de Brad Pitt

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Rampage 2026 reduz drasticamente preços

    11/08/2025
  • 2

    Honda Civic chega renovado à linha 2026 pelo mesmo preço

    11/07/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

GP da Itália: “Hoje não! Hoje não! Hoje sim…”

WEC: Cadillac faz dobradinha e Dudu Barrichello sobe ao pódio nas 6 Horas de São Paulo

WEC: pole brasileira na GT3 com Dudu Barrichello e domínio da Cadillac na Hypercar