Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Geral

Um sorteio muito esperado

por Claudio Carsughi 04/12/2013
por Claudio Carsughi 04/12/2013
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp

Captura de Tela 2013-12-03 às 19.52.31

Falta cada vez menos para o sorteio dos grupos da Copa e a sensação que eu tenho, claramente sem nenhuma prova, é que a FIFA, cada vez mais ciosa de sua “mercantilização” da competição, fará todo o possível para evitar surpresa. Em outras palavras,tentará evitar que as urnas permitam criar um “grupo de ferro”, onde a presença contemporânea de três seleções famosas faria forçosamente eliminar uma delas.
Não sei como isso poderá ocorrer, mas é uma sensação forte, que se baseia em considerações financeiras, pois as seleções mais famosas atraem mais público à frente das televisões, sobretudo na Europa onde o evento tem um mercado cativo extremamente importante. Importante não apena no aspecto esportivo mas também no dos patrocinadores da Copa que, desde já, tem campanhas publicitários cuidadosamente estudadas, com possibilidade de correções de rota no último momento, dependendo dos resultados dos jogos iniciais.
Isto não significa que não possam ocorrer surpresas, o primeiro exemplo que me vêm à memória é o da última Copa, quando a Itália, detentora do título, caiu fora, sendo quarta e última colocada, num grupo em que era apontada como a lógica vencedora. Um grupo formado por Paraguai (que foi primeiro somando 5 pontos), Eslováquia (que foi segunda com 4) e Nova Zelândia (terceira com 3) ao passo que a Itália somou apenas 2 pontos, fruto de dois empates com Paraguai e Nova Zelândia, sendo derrotada, no terceiro e decisivo jogo, pela Eslováquia.
E foi uma eliminação que causou, a vários patrocinadores, graves problemas, com tentativas de correção de rumo de numerosas campanhas publicitárias à última hora, na verdade sem muito sucesso…

Claudio Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Anterior
A reação dos desesperados
Próximo
Ponte, o sonho continua

Você também pode gostar...

Podcast – Coronavírus freia a Fórmula 1 e leva a bola pra casa

“O Flamengo estabeleceu um novo patamar no futebol brasileiro”

Um ano inesquecível para Flamengo, Santos e Palmeiras

Seleção Brasileira Sub-17, Parabéns! Mas a Seleção Brasileira principal continua medíocre

Claudio Carsughi: 72 anos de jornalismo e ótimas histórias. Uma delas está aqui.

Carsughi: “A luta no Brasileirão está acirradíssima. Pelo segundo lugar.”

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Em maré alta de juro, SUV nada de braçadas

    22/05/2025
  • 2

    Jeep terá série especial e confirma lançamento do Avenger

    19/05/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

Podcast – Coronavírus freia a Fórmula 1 e leva a bola pra casa

“O Flamengo estabeleceu um novo patamar no futebol brasileiro”

Um ano inesquecível para Flamengo, Santos e Palmeiras