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GeralIndustria AutomobilisticaKIA

O motor 3 cilindros, versão asiática

por Claudio Carsughi 16/12/2013
por Claudio Carsughi 16/12/2013
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6Kia-Picanto-g-20110608

Falamos recentemente do motor de 3 cilindros que a Volkswagen apresentou no nosso mercado, equipando inicialmente uma versão do Fox, para depois utiliza-lo no sub-compacto Up! a ser lançado em 2014. Antes dele, porém, a tecnologia dos motores de 3 cilindros já estava presente entre nós, com o motor 1.0 que equipa o Kia Picanto e o Hyundai HB20. Trata-se do mesmo motor, já que Kia e Hyundai pertencem ao mesmo conglomerado sul-coreano que atua em vários ramos industriais e representa financeiramente uma potência mundial.

2Kia-Picanto-g-20110608
Este motor tem, em linhas gerais, as mesmas carcaterísticas técnicas do VW, com bloco em aluminio, finas paredes dos cilindros em ferro, distribuição com dois comandos de válvulas e variador de fase, tanto na admissão como no escape. Além disso sua arquitetura tem diâmetro dos cilindros bem menor que o curso do pistão (são 71 mm contra 84 mm, para uma cilindrada total de 998 cm³), para possibilitar um maior torque. Recentemente este motor teve sua taxa de compressão incrementada de 10,5:1 para 12,5:1 o que, junto com outras alterações, aumentou sua potência de 69 cv para 77 cv (usando gasolina) e nada menos que 80 cv usando álcool, sempre a 6.200 rpm. Isso eliminou sua anterior, grande diferença em relação ao motor VW, que tem 82 cv
O ponto básico, de qualquer forma, é que, mesmo não tendo (como, aliás, acontece também no motor VW) um contra-eixo de balanceamento, este 3 cilindros asiático é extremamente equilibrado, tendo eliminado totalmente o desequilíbrio que se poderia esperar. Isto foi fruto de um minucioso trabalho visando reduzir os atritos internos, reduzir as massas em movimento e equilibra-las, a ponto que, em marcha lenta, o motorista médio jamais saberá distingui-lo de um motor de clindrada equivalente mas com 4 cilindros.

4Kia-Picanto-g-20110608
Assim, ao rodar com este Kia Picanto (e o mesmo conceito se aplica a seu co-irmão Hyundai HB20), é notável a silenciosidade do motor que, aliada ao bom escalonamento do câmbio mecãnico de 5 marchas (para os preguiçosos existe ainda o opcional de um velho câmbio automâtico com 4 marchas), torna muito agradável dirigi-lo, tanto na cidade como na estrada. E, soma-se a isso um acabamento acima da média da categoria, para completar um carro de entrada (custa R$ 37.900) muito agradável. E extremamente confiável, como pudemos constar pois que o carro utilizado para esta avaliação já tinha mais de 27 mil km rodados e portanto tinha tido todo o tempo para apresentar eventuais defeitos originais.

Hyundai HB20Kia PicantoMotor 3 cilindros
Claudio Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

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