No ultra-competitivo mercado dos carros 1.0, o Nissan March representa uma opção interessante, já que seu preço inicial é de R$ 27.690. É bem verdade que, indo a uma concessionária, o eventual comprador vai acabar optando por alguns opcionais que elevam o preço final até uns 33 mil reais, mas aí se trata de uma escolha pessoal, de quem deseja maus conforto e melhor acabamento. Como uma pintura metálica ou as rodas de liga leve aro 15, além de outros detalhes internos, que compõe a chamada versão 1.0 S.
De toda forma, esta quarta geração do simpático carro, lançado em 1983, com segunda geração dez anos depois, terceira em 2003 e quarta em 2010 e que na Europa é vendido com o nome de Nissan Micra, representa um primeiro passo para quem deseja deixar de lado o mercado de usados e chegar a seu primeiro carro 0 km.
Seu motor 1.0 de 4 cilindros (ainda não está disponível entre nós o bom 1.2 três cilindros que usamos vários vezes na Europa) é do tipo super-quadrado, isto é tem diâmetro dos cilindros maior que o curso do pistão. Isto traz uma curva de torque com seu pico (são 10 kgfm) a 4.350 rpm e é claramente sentido no momento de acelerar, pois, pisando fundo, o motor fica mais “alegre” à medida que aumenta sua rotação. Até fornecer seus 74 cv de potência a 5.850 rpm e levar o carro, de acordo com a fábrica, a 167 km/h.
O consumo, em motores deste tipo que tem um certo apelo esportivo, ratificado pelas 4 válvulas por cilindro, depende – e muito – da forma de dirigir. Como parâmetro podemos lembrar as marcas da ABNT, que são de 14,2 e 9,5 (respectivamente com gasolina e álcool) em uso urbano e de 21,2 e 13,7 km/l em uso rodoviário. Naturalmente é extremamente difícil que um usuário normal consiga se aproximar dessas marcas, mas elas podem servir como meta.


