No ultra-competitivo mercado dos carros 1.0, o Nissan March representa uma opção interessante, já que seu preço inicial é de R$ 27.690. É bem verdade que, indo a uma concessionária, o eventual comprador vai acabar optando por alguns opcionais que elevam o preço final até uns 33 mil reais, mas aí se trata de uma escolha pessoal, de quem deseja maus conforto e melhor acabamento. Como uma pintura metálica ou as rodas de liga leve aro 15, além de outros detalhes internos, que compõe a chamada versão 1.0 S.
De toda forma, esta quarta geração do simpático carro, lançado em 1983, com segunda geração dez anos depois, terceira em 2003 e quarta em 2010 e que na Europa é vendido com o nome de Nissan Micra, representa um primeiro passo para quem deseja deixar de lado o mercado de usados e chegar a seu primeiro carro 0 km.
Seu motor 1.0 de 4 cilindros (ainda não está disponível entre nós o bom 1.2 três cilindros que usamos vários vezes na Europa) é do tipo super-quadrado, isto é tem diâmetro dos cilindros maior que o curso do pistão. Isto traz uma curva de torque com seu pico (são 10 kgfm) a 4.350 rpm e é claramente sentido no momento de acelerar, pois, pisando fundo, o motor fica mais “alegre” à medida que aumenta sua rotação. Até fornecer seus 74 cv de potência a 5.850 rpm e levar o carro, de acordo com a fábrica, a 167 km/h.
O consumo, em motores deste tipo que tem um certo apelo esportivo, ratificado pelas 4 válvulas por cilindro, depende – e muito – da forma de dirigir. Como parâmetro podemos lembrar as marcas da ABNT, que são de 14,2 e 9,5 (respectivamente com gasolina e álcool) em uso urbano e de 21,2 e 13,7 km/l em uso rodoviário. Naturalmente é extremamente difícil que um usuário normal consiga se aproximar dessas marcas, mas elas podem servir como meta.
Usado na cidade, este March faz valer seu reduzido diâmetro de giro (são apenas 9 metros), que permite manobras fáceis, tanto ao estacionar como no trânsito e aproveita sua direção acionada eletricamente, de forma progressiva, para dar uma agradável sensação de leveza somada a precisão. E na estrada as diversas possibilidades de regulagem do volante e dos bancos permitem enfrentar viagens sem sentir muito cansaço e com boa dose de segurança, ratificada pela presença de ABS, com a tradicional assistência de frenagem que a Nissan denomina BA.