Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
GeralIndustria AutomobilisticaVolkswagen

Gol Track, o carro ideal para São Paulo

por Claudio Carsughi 13/12/2013
por Claudio Carsughi 13/12/2013
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp

Gol Track frente

A Volkswagen lançou este ano mais uma versão do Gol, o chamado Track. E poucas vezes uma montadora acertou tão claramente, quando o objetivo é oferecer um meio de transporte, relativamente barato e adequado a cidades como São Paulo.
Com efeito, este Gol Track andou na contra-mão de tudo o que se tem feito, nas últimas décadas, em tecnologia e adequação de suspensões, incluindo aí rodas e pneus, para ganhar estabilidade e desempenho. Mas, a contrapartida disso tudo, sobretudo com rodas cada vez maiores e pneus de perfil cada vez mais baixo, tem sido carros baixos, adequados a ruas e estradas de asfalto perfeito. Já em cidades como Roma, onde o piso nem sempre é assim, costumam surgir problemas, que fazem os cidadãos reclamarem alto e bom som dos responsáveis municipais. Quando se chega a cidades como São Paulo, onde o descalabro é total e tal que provavelmente no Japão provocaria o haraquiri do responsável, então esses carros sofrem imensamente. E os únicos a tirarem proveito da situação são os fabricantes de peças de reposição, desde rodas até componentes da suspensão, que fazem negócios da China.

Gol track  interior
A Volkswagen fez então, nesta versão Track, uma “volta ao passado” : rodas de aço de 14 polegadas, calçadas com pneus série 70 de uso misto, e uma suspensão bem mais alta que a versão normal do Gol. Para se ter uma ideia disso, a distância livre ao solo, quando sem carga, é de 163 mm para as versões normais e de 185 mm no Gol Track. Uma diferença visível a olho nu e que se torna ainda mais clara quando passamos por buracos, crateras, lombadas e coisas afins. Aí a muita borracha existente no pneu faz seu trabalho, a maior altura do carro completa o serviço e só raramente precisamos xingar o prefeito da cidade.
Pelo resto, este Gol é o mesmo carro que vem fazendo sucesso desde a década de 80, com seu motor 1.0 (no nosso caso) que fornece 72 cv com gasolina e 76 cv com etanol, a 5.250 rpm, com torque de 9,7 kgfm e 10,6 kgfm, respectivamente, sempre a 3.850 rpm. O que recomenda não ter preguiça na mudança de marchas, usando frequentemente o ótimo câmbio mecânico de 5 marchas, de engates suaves e precisos, para manter sempre o motor na melhor parte da curva de torque. E sua estabilidade é adequada ao que o carro se propõe, ser um veículo de turismo sem maiores pretensões além de levar, com conforto e segurança, seus usuários de um ponto para outro. E fazê-lo com uma boa relação custo-benefício.
Em suma, a Volkswagen “acertou na mosca” para resolver o problema dos que tem a infelicidade de rodar em São Paulo. E isto com um preço possível : são R$ 33.650 para a versão básica, que sobem até R$ 40.333 com todos os opcionais disponíveis. E isto em troca de um carro “clean”, sem inúteis adereços de plástico querendo fazer pensar em versões aventureiras, próprias para fora-de-estrada…

Gol TrackSão PauloVolkswagen
Claudio Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Anterior
Ponte, que pena!
Próximo
Test drive com novo Ford Focus; conheça os atributos

Você também pode gostar...

Jeep terá série especial e confirma lançamento do Avenger

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência

GWM vai produzir picape e SUV inédito em São Paulo

Jeep Renegade ganha série especial; confira os diferenciais

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Fusca 4 portas: um projeto inusitado nas ruas de São Paulo

    10/05/2025
  • 2

    Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência

    15/05/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

Jeep terá série especial e confirma lançamento do Avenger

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados