Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Fórmula 1

Vettel, mais um triunfo

por Claudio Carsughi 03/11/2013
por Claudio Carsughi 03/11/2013
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp

Captura de tela 2013-11-03 às 14.42.52

Quando a vantagem do vencedor, em relação ao segundo colocado, pode ser medida por um relógio, não necessitando do costumeiro cronometro, não se pode falar simplesmente em vitória mas deve-se usar a palavra triunfo. Foi o que aconteceu com o tetra-campeão mundial Vettel em relação a seu companheiro de equipe Webber, no ante-penúltimo GP da temporada, o GP de Abu Dhabi. Com uma vantagem de mais de meio minuto que só não foi muito maior pois o box pediu-lhe, bem antes da metade da corrida, para diminuir seu ritmo. Caso contrário, a vantagem seria superior a 1 minuto e muitos de seus diretos adversários amargariam, na linha de chegada, uma volta de atraso.
Webber, que tinha conseguido brilhantemente a pole, jogou isso fora ao largar mal e ser logo superado por Vettel, além de ter que lutar duramente com Rosberg (Mercedes) e Grosjean (Lotus) para conquistar o segundo lugar. O que criou momentos bem interessantes na corrida e evitou a monotonia que a superioridade absoluta de Vettel poderia determinar.

20087470621679814693
Entre os motivos de interesse ficaram também a batida de Raikkonen, obrigado a largar em último lugar por ter um carro fora do regulamento (a frente fletia mais que os 5 mm permitidos) e fazendo-o de uma forma extremamente agressiva que chegou a levantar dúvidas. Seria sua resposta à conduta da Lotus que ainda não lhe pagou um euro sequer desde o início do campeonato?

felipe-massa-conversa-com-fernando-alonso-nos-boxes-para-o-gp-de-cingapura-1383405556235_1024x768
E a tática da Ferrari, chamando tanto Massa como Alonso para um segundo pit-stop, quando seus carros ocupavam 5º e 6º lugares e tinham uma confortável vantagem sobre os perseguidores, também causou surpresa. Uma surpresa, aliás, que só poderia ser esclarecida se tivéssemos o gráfico de desgaste dos pneus, detalhe obviamente só disponível para os técnicos da equipe.
De toda forma, foi um GP interessante, embora com desfecho, pelo que dizia respeito à indicação de 1º e 2º colocados, amplamente previsto…

AlonsoFerrariGrosjeanLotusMassaMercedesRed BullRosbergVettelWebber
Claudio Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Anterior
Diego Costa: razão x emoção
Próximo
Futebol paulista e carioca: um fiasco!

Você também pode gostar...

WEC: Cadillac faz dobradinha e Dudu Barrichello sobe ao pódio nas 6 Horas de São Paulo

WEC: pole brasileira na GT3 com Dudu Barrichello e domínio da Cadillac na Hypercar

WEC: Toyota #8 lidera o TL3 das 6H de São Paulo; Barrichello é P2 na LGMT3

WEC: Porsche #6 lidera os treinos livres de sexta-feira das 6H de São Paulo

Série limitada AMG celebra filme “F1” de Brad Pitt

5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Rampage 2026 reduz drasticamente preços

    11/08/2025
  • 2

    Honda Civic chega renovado à linha 2026 pelo mesmo preço

    11/07/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

WEC: Cadillac faz dobradinha e Dudu Barrichello sobe ao pódio nas 6 Horas de São Paulo

WEC: pole brasileira na GT3 com Dudu Barrichello e domínio da Cadillac na Hypercar

WEC: Toyota #8 lidera o TL3 das 6H de São Paulo; Barrichello é P2 na LGMT3