Andamos no novíssimo Nissan Altima, o sedan de luxo da marca. Feito para um público alvo masculino, classe social A de mais de 45 anos, seu primeiro atrativo é o design, imediatamente seguido pelo conforto. Design esse que foi desenvolvido no estúdio de estilo da Nissan, na Califórnia, onde a preocupação com a aerodinâmica lhe rendeu linhas mais marcantes como por exemplo a linha de cintura que vai dos faróis ao porta-malas.
Com relação ao conforto, podemos desenvolver um capítulo à parte. Ao entrar no carro e sentar já se sente o efeito do banco “zero gravity”,oriundos de pesquisa feita pela Nasa, desenvolvido para que cada ponto da coluna vertebral esteja apoiado no banco, dando apoio total e máximo conforto tanto para o motorista quanto para o passageiro. Só isso já justifica a venda de 300 mil unidades/ano.
Seu motor 2.5 16v, 182 cv é cinco quilos mais leve que o anterior e apresenta uma curva de torque mais plana, graças ao comando variável de válvulas na admissão e no escape e novo coletor com geometria variável. A utilização de um aço de alta resistência permitiu fazer as cabeças dos cilindros com paredes mais finas.
O que nos chamou a atenção ao rodar com ele é o silêncio do motor, certas vezes tivemos a impressão de se tratar de um carro híbrido, mesmo andando não apenas em asfalto de boa qualidade, mas também no trânsito do dia-a-dia e em estradas vicinais, que são mais sinuosas e com asfalto irregular. A Nissan afirma que ele tem poder de absorção de ruído 80% melhor em relação ao seu antecessor.
Esse ótimo motor trabalha em conjunto com um câmbio CVT, transmissão continuamente variável, que simula 7 marchas e proporciona respostas de aceleração imediatas, sem por isso “beber” muito. Aliás deve-se lembrar que o Altima obteve nota “A” no selo do Inmetro no quesito consumo.
Entre outros itens de luxo encontramos 6 air bags, navegador com tela de 7″ com mapa do Brasil, ar condicionado dual zone, lanternas em led, suspensão multilink com buchas que absorvem o impacto e minimizam o ruído (adaptada para nosso solo) e amortecedores que atendem perfeitamente o que deles é exigido.
O som é BOSE , de altíssima qualidade e há uma novidade no sistema de segurança , onde através de uma câmera instalada na placa do veículo é feito o monitoramento de ponto cego, detecção de objetos em movimento e monitoramento de mudança de faixa, emitindo um alerta sonoro quando isso acontece. O painel mostra ainda a pressão dos pneus e alerta quando eles estão fora do padrão, que foi regulado de acordo com as imperfeiçoes do nosso solo.
Como outras montadoras a Nissan oferece 3 anos de garantia, com destaque para 2 anos de assistência 24 horas.
Depois disso tudo, basta saber o preço para entrar nessa aeronave e navegá-la: R$ 99.800,00