Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Fórmula 1

Massa na encruzilhada

por Claudio Carsughi 12/11/2013
por Claudio Carsughi 12/11/2013
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp

massa-bottas

A ida de Felipe Massa para a Williams me faz lembrar a velha história do copo que, dependendo do ponto de vista, pode estar meio cheio ou meio vazio. Trata-se de uma equipe de passado glorioso, aí estão seus 9 títulos da Copa dos Construtores e as 114 vitórias em GPs, alicerçadas por 229 pódios. Mas está também um presente obscuro, com apenas 1 ponto no atual campeonato e um piloto, o finlandês Bottas, de escassa experiência para ajudar no eventual desenvolvimento do novo carro.

Assim Massa pode ser o líder de que a Williams tanto necessita, pois experiência e velocidade não lhe faltam e fazer render ao máximo o carro ao qual Pat Symond, que chegou apenas em agosto para assumir a direção técnica, deve ter dado apenas os retoques finais. Essas, contudo, são esperanças de quem, como eu (e escrevi isso no final de meu livro) gostaria imensamente de ver Massa campeão mundial da F1 mas não estão apoiadas em fatos concretos.

O que se observa, numa análise racional e desapaixonada, é uma equipe que desde a saída de cena de Patrick Head parece ter perdido sua identidade e sua continuidade organizativa. Na gestão sucederam-se Adam Parr e Toto Wolff que, por motivos diversos, tomaram outros caminhos. Na direção técnica as últimas temporadas mostraram nomes sempre diversos, com uma subdivisão de responsabilidades que acabou não dando resultado. E mesmo neste ano, quando Mike Coughlan, um técnico experiente e dotado de credibilidade, parecia poder levantar a equipe, o que se viu não foi nada animador. A vitória conseguida em 2012 no GP da Espanha não teve sequência, Maldonado valeu mais pelo dinheiro do patrocínio que pelo rendimento nas pistas e Bottas pagou pela estréia na F1.

Atualmente a Williams oscila entre um passado famoso e um presente cheio de incertezas, sendo que cabe a Massa tentar a virada. Em italiano, eu diria “in bocca al lupo”… que pode ser sintetizado em “felicidades”.

FerrariMassaWilliams
Claudio Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Anterior
Campeonato começa a definir-se
Próximo
Palmeiras, festa adiada

Você também pode gostar...

5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

O que Ayrton Senna significa para mim

GP do Japão: podemos esperar uma madrugada promissora?

F1: O desastre Ferrari no GP da China

F1 promove lançamento coletivo das pinturas dos carros de 2025; veja fotos

Relíquias da Fórmula 1: o Mercedes de Fangio e cinco carros icônicos em leilões históricos

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Fusca 4 portas: um projeto inusitado nas ruas de São Paulo

    10/05/2025
  • 2

    Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência

    15/05/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

O que Ayrton Senna significa para mim

GP do Japão: podemos esperar uma madrugada promissora?