Ao lançar o J6 edição 2014, com várias alterações de estilo e de conteúdo em relação à versão anterior, a JAC está buscando uma faixa de mercado que não tem muitos concorrentes, se atentarmos a seu preço. Com efeito, custando R$ 57.990 na versão de 5 lugares que utilizamos durante um bom tempo em São Paulo e arredores, esta minivan se situa num patamar mais atrativo do que suas diretas rivais. E, consequentemente, é lícito prognosticar um nível de vendas à altura das previsões da montadora chinesa que, por sinal, está a todo vapor construindo sua fábrica no Brasil para assim escapar da pesada taxação que lhe é imposta como carro importado. Aliás, sem essa taxação de 35%, o preço da J6 seria de cerca 43 mil reais e “dinamitaria” o mercado!
A J6, que existe também numa versão de 7 lugares (que custa 2 mil reais mais e cujo o porta-malas se reduz de 720 para 192 litros), tem, diferentemente da versão original, motor 2.0, em lugar do 1.5 usado na China, sendo este 2.0, aliás, o motor lá usado no sedan J7. Essa transfusão de potência, por sinal, foi muito bem vinda, pois o porte da J6 e seu peso (cerca de uma tonelada e meia) exigem todos os 136 cv que este motor fornece, a 5.500 rpm, com torque de 17,5 kgm entre 3.500 e 4.500 rpm. Trata-se de um motor de funcionamento “liso” e bem agradável, acoplado a um câmbio mecânico tradicional, de 5 marchas, cujos engates não são muito velozes mas se enquadram perfeitamente na proposta “turística” do veículo.
No que se refere ao conforto, por outro lado, estão presentes todos os componentes normais para esta categoria de veículo, desde a ampla possibilidade de regulagem dos bancos dianteiros à regulagem de altura do volante, à boa visibilidade geral, aos sensores de ré e por aí adiante. Mas um destaque especial cabe ao sistema de ar condicionado, com saída também para o banco traseiro, que funciona otimamente, detalhe comprovado em dias de intenso calor aqui em São Paulo.
Assim sendo, cabe ao futuro comprador analisar com cuidado a proposta deste J6. Se você desejar uma minivan de características esportivas, não pense na J6 nem nas suas rivais de preço pouco superior. A indicação é voltar suas vistas para veículos bem mais caros e tecnologicamente mais refinados. Mas se o objetivo é transportar sua família com toda comodidade, gastando relativamente pouco e sem exigir o que ela não foi projetada para dar (a fábrica indica a aceleração 0-100 km/h em 15 segundos e velocidade máxima de 175 km/h).então a J6 atenderá perfeitamente suas necessidades.
Assim não queira fazer curvas como se dirigisse um cupê esportivo, nem pretenda uma estabilidade fora do comum. Para isso existem outros veículos bem mais indicados. E naturalmente muito mais caros…