Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Toyota

Etios Cross chega ao mercado

por Claudio Carsughi 07/11/2013
por Claudio Carsughi 07/11/2013
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp

_MG_7206

O mercado de carros do tipo “cross”, derivados da produção de série, tem tido um bom crescimento e acabou por despertar o interesse de quase todas as montadoras. A mais recente a se interessar por isto, foi a Toyota que acaba de apresentar ao mercado seu Etios Cross, com um objetivo inicial relativamente modesto, pois projeta vender 300 unidades por mês.

_MG_7217
À exemplo dos demais, o Etios Cross utiliza faixas e adereços que, unidos a uma grade com entrada de ar mais larga em relação à versão convencional e a para-choque mais largo, conferem ao veículo aquele ar de fora-de-estrada que tem sido o ponto principal do sucesso comercial dos “cross”. A isso somam algumas inclusões, no preço do veículo (R$ 45.690), de itens que passam a ser de série, como, por exemplo, o acionamento elétrico dos espelhos externos.

_MG_7228
Pelo resto, temos 54% da carroceria em chapa de aço galvanizada, com tratamento anti-corrosão, e tubo de escapamento todo em aço inoxidável, o que constitui uma interessante proteção contra a agressividade do álcool, não apenas quando misturado à gasolina mas até mesmo quando usado como combustível único, já que se trata de um motor flex. Como esta versão tem como base o Etios topo de linha, indicado pela sigla XLS, o motor é o mesmo 1.5 de 16 válvulas que fornece 96,5 cv, acoplado a um bom câmbio mecânico de 5 marchas. E a direção, sempre do tipo com assistência elétrica, o que praticamente não rouba potência do motor, é progressiva e tem uma diâmetro de giro reduzido (são 9,6 metros).

_MG_7265
De acordo com a Toyota, este Etios Cross faz 12,4 km/l (gasolina) e 8,5 km/l (álcool) na cidade, enquanto em rodovia esse consuma baixa, respectivamente, para 13,4 km/l e 8,8 km/l. Essas, como de hábito, são as medições efetuadas de acordo com as normas ABNT, e muito dificilmente podem ser alcançadas por um motorista normal, mesmo que habilidoso.

Etios CrossToyota
Claudio Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Anterior
Novo Logan muda e agrada
Próximo
Campeonato começa a definir-se

Você também pode gostar...

Toyota abre caminho para motores flex na Índia

Toyota Corolla Cross é o primeiro modelo 2026 do mercado

Linha 2025 de Toyota Hilux e SW4 tem novidades

Toyota aposta em híbridos e também investe em elétricos

Toyota vai quase dobrar fábrica de Sorocaba (SP)

Corolla Cross muda e supera em vendas o Jeep Compass pela 2ª vez no ano

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Fusca 4 portas: um projeto inusitado nas ruas de São Paulo

    10/05/2025
  • 2

    Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência

    15/05/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

Toyota abre caminho para motores flex na Índia

Toyota Corolla Cross é o primeiro modelo 2026 do mercado

Linha 2025 de Toyota Hilux e SW4 tem novidades