O mercado de carros do tipo “cross”, derivados da produção de série, tem tido um bom crescimento e acabou por despertar o interesse de quase todas as montadoras. A mais recente a se interessar por isto, foi a Toyota que acaba de apresentar ao mercado seu Etios Cross, com um objetivo inicial relativamente modesto, pois projeta vender 300 unidades por mês.
À exemplo dos demais, o Etios Cross utiliza faixas e adereços que, unidos a uma grade com entrada de ar mais larga em relação à versão convencional e a para-choque mais largo, conferem ao veículo aquele ar de fora-de-estrada que tem sido o ponto principal do sucesso comercial dos “cross”. A isso somam algumas inclusões, no preço do veículo (R$ 45.690), de itens que passam a ser de série, como, por exemplo, o acionamento elétrico dos espelhos externos.
Pelo resto, temos 54% da carroceria em chapa de aço galvanizada, com tratamento anti-corrosão, e tubo de escapamento todo em aço inoxidável, o que constitui uma interessante proteção contra a agressividade do álcool, não apenas quando misturado à gasolina mas até mesmo quando usado como combustível único, já que se trata de um motor flex. Como esta versão tem como base o Etios topo de linha, indicado pela sigla XLS, o motor é o mesmo 1.5 de 16 válvulas que fornece 96,5 cv, acoplado a um bom câmbio mecânico de 5 marchas. E a direção, sempre do tipo com assistência elétrica, o que praticamente não rouba potência do motor, é progressiva e tem uma diâmetro de giro reduzido (são 9,6 metros).
De acordo com a Toyota, este Etios Cross faz 12,4 km/l (gasolina) e 8,5 km/l (álcool) na cidade, enquanto em rodovia esse consuma baixa, respectivamente, para 13,4 km/l e 8,8 km/l. Essas, como de hábito, são as medições efetuadas de acordo com as normas ABNT, e muito dificilmente podem ser alcançadas por um motorista normal, mesmo que habilidoso.