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Volkswagen

Tiguan, um carro anti-stress

por Claudio Carsughi 25/10/2013
por Claudio Carsughi 25/10/2013
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T 1
O Tiguan, um Suv lançado não muito tempo atrás na Europa, onde desfruta de um bom mercado, e presente também entre nós, pode ser definido como um carro “double-face” e anti-stress. Essa última qualidade está presente quando se utiliza o Tiguan no trânsito geralmente conturbado da cidade e se deixa o câmbio na função totalmente automática. As trocas de marchas ocorrem então de forma suave e o excelente isolamento acústico permite ouvir música suave, alheando-se, de certa forma, ao frenesi e até mesmo desespero dos demais motoristas, permitindo chegar ao destino em perfeitas condições, seja para uma importante reunião de negócios, seja para o merecido descanso em casa.

Toguan 4

A outra face do Tiguan é observada quando, sobretudo nesta versão R-line que testamos, colocamos o câmbio no modo esportivo (que modifica o regime de troca de marchas) e desfrutamos a fundo os 200 cavalos que o motor 2.0 turbo fornece desde as rotações iniciais. Isto é ratificado pelo fato do torque de 28,5 kgm surgir a 1.800 rpm, coisa que, de acordo com a fábrica, faz o carro acelerar de 0 a 100 km/h em 8 segundos e meio e atingir a velocidade máxima de 207 km/h. São marcas de todo respeito, se atentarmos para a altura do carro e sua superfície frontal, além do peso de 1.585 kg, sem aí contar motorista, passageiros e bagagem.

T8

Um ponto que chama a atenção, embora infelizmente ainda não devidamente considerado entre nós onde um roda bonita ou um sistema de som refinado é mais apreciado do que o cuidado com a segurança, são os 6 air-bags e a costumeira parafernália eletrônica com ABS e ASR para garantir segurança em emergências, onde o Tiguan conta também com ESC, o controle eletrônico de estabilidade, além da tração integral, um componente frequentemente ignorado pelo comprador mas que se faz positivamente presente em situações de escassa aderência.

Tiguan aa

Para os que são mais atraídos pela aparência, este Tiguan reserva um belo teto panorâmico, rodas de liga leve aro 17 com pneus série 55, que ficariam muito mais à vontade em pisos lisos e não na buraqueira das ruas de São Paulo, um bom revestimento em couro e uma série de gadgets, que vão desde o aquecimento dos espelhos laterais, naturalmente rebatíveis pelo motorista quando o julgar necessário (por exemplo, na presença de um bando de motoqueiros enlouquecidos), até a porta USB que completa um ótimo sistema de som e tantos outros que fazem do Tiguan um carro bem completo.
Em suma, para quem puder dispor de cerca 130 mil reais, uma proposta das mais interessantes…

T7

luxoSUVTiguanVWVW Tiguan
Claudio Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

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