Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Fiat

Fiat 500L, a grande novidade na Europa

por Claudio Carsughi 10/10/2013
por Claudio Carsughi 10/10/2013
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp

O grande sucesso obtido pela Fiat 500 em todos os mercados, desde a Europa até às Américas, levou a marca italiana a ampliar a linha 500, apresentando várias outras versões. Uma das mais interessantes é a 500L, que amplia o conceito da 500 para um carro maior, com quatro portas e cinco lugares, que concorre com Citroën C3 Picasso, Hyundai ix20, Mini Countryman e vários outros modelos semelhantes.

Medindo 4 metros e 15 centímetros, em função da parte frontal curta e da posição de dirigir avançada, oferece uma ampla habitabilidade, com um volume de ar de exatos 3,17 m³, de acordo com a Fiat. Uma habitabilidade que pode ser modulada, de acordo com as necessidades de cada momento, com o deslocamento do banco traseiro em sentido longitudinal. Isto permite oferecer maior conforto aos passageiros que sentam atrás ou então aumentar o espaço do porta-malas, a variação sendo de 412 para 453 litros.

Aliás conforto é um dos pontos altos do carro, evidenciando o cuidado dos projetistas com este item. Assim os assentos traseiros estão posicionados um pouco mais altos que os dianteiros, de forma a melhorar a visibilidade dos que lá estão sentados. O ar condicionado faz seu trabalho sem muito barulho, o ruído proveniente do motor é bem reduzido, o mesmo ocorrendo com o rolamento dos pneus. A título de curiosidade vale lembrar que, a 130 km/h, o Índice de Articulação nos dois lugares dianteiros, conforme medição da revista “Quattroruote”, alcança 66, contra apenas 53 da Mini Countryman e 43 da Hyundai ix20. É uma marca própria de carros de categoria superior.

Os quatro principais itens que regeram o projeto da 500L foram segurança, facilidade de dirigir, versatilidade e redução de consumo e das emissões de poluentes. E pode-se dizer que todos os quatro foram plenamente alcançados.

A plataforma reservada para os modelos do segmento B foi amplamente atualizada para atender também aos crash-tests tanto dos Estados Unidos como do Japão (além, é claro, aqueles da Comunidade Européia). Assim foi incluída uma terceira faixa de carga inferior que consiste numa travessa de aço com suportes em plástica e dois perfis de alumínio ligados ao suporte das suspensões dianteiras. Isto permite transmitir à plataforma parte das forças derivadas de um choque frontal. Além disso foi usado em boa parte (74% do total) aço de elevada resistência, o que, por exemplo, permitiu ter uma resistência torcional superior em nada menos que 49% da existente na Fiat Idea.

Quanto ao conforto a Fiat teve muito cuidado com vários detalhes. A começar por uma nova coluna de direção e um inédito sistema de fixação do módulo que integra o radiador do motor e o condensador do ar condicionado e relativas ventoinhas, de forma a reduzir as vibrações transmitidas ao habitáculo. Sempre para incrementar o conforto foram usados vidros dianteiros mais grossos, guarnições mais completas nas portas e um cuidado especial foi dedicado ao desenhos dos espelhos retrovisores laterais para reduzir os ruídos aerodinâmicos. Da mesma forma foram utilizados novos engates para as suspensões, sendo que as traseiras (do eixo que trabalha em torção) são hidráulicas, de forma a filtrar mais eficazmente as irregularidades do piso.

500FiatFiat 500L
Claudio Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Anterior
Um pouco mais dos assuntos de ontem e um pouco dos de hoje
Próximo
Qual é o verdadeiro Corinthians?

Você também pode gostar...

Fiat Cronos 2026 chega levemente reestilizado a partir de R$ 104 mil

Fiat Cronos 2026 ganha leve reestilização: confira os detalhes

Rápidas do mercado: Fiat quer Grande Panda campeão de vendas e Ford revela Mustang GT manual

Fiat lança Argo 2026 com pequenas alterações; Cronos também muda

Fiat Uno 1.5 R x Ford Escort XR3: a esportividade dos anos 80

Fiat Mobi e Renault Kwid: o que oferecem os carros mais baratos do país?

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Fusca 4 portas: um projeto inusitado nas ruas de São Paulo

    10/05/2025
  • 2

    5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

    14/05/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

Fiat Cronos 2026 chega levemente reestilizado a partir de R$ 104 mil

Fiat Cronos 2026 ganha leve reestilização: confira os detalhes

Rápidas do mercado: Fiat quer Grande Panda campeão de vendas e Ford revela Mustang GT manual