A Peugeot apresentou seu novo projeto mundial, o novo 408 produzido na China, Argentina e Rússia.
Inserido no segmento C ou M1, de sedãs médios, tem como principais concorrentes o Civic, Corolla, Cruze , C4 Lounge(recém lançado), Jetta e Fluence.
Para melhorá-lo em um dos itens que era criticado, a suspensão,muito dura para solos como os nossos, totalmente inadequados a carros e perfeitos para carroças, foram trocadas as buchas de articulação por outras mais macias e a interface que liga as molas à carroceria foi trocada tanto na dianteira quanto na traseira, transmitindo assim menos impacto aos ocupantes do carro.
Porém a grande novidade em relação ao anterior é a substituição do antigo câmbio de 4 marchas pelo novo câmbio fabricado no Japão pela Aisin, agora com 6 marchas, já utilizado pelo grupo PSA em outros veículos mas adaptado ao motor 2.0 16v do 408. A troca de marchas agora transmite uma sensação muito melhor, pois basta um leve toque no acelerador para que ele reduza a marcha, devido às relações mais próximas entre elas. Se usarmos o câmbio na posição Sport, ele fica bem mais esperto que no Drive e, este câmbio ainda oferece a opção de realizar trocas manuais, permitindo ao condutor escolher a melhor forma de dirigir.
O carro vem com penus Pirelli verdes, ou seja, oferecem menor resistência ao contato com o solo favorecendo a redução de consumo de combustível e uma condução mais suave.
Um item que sempre me chama a atenção é o barulho que tanto o motor, como os pneus, transmitem aos ocupantes da cabine,que nesse caso está bem resolvido pelo tratamento acústico recebeu nas juntas de dupla vedação, nos vidros laterais com espessura de 4 mm, nas placas insonorizantes que revestem o capô e a tampa do porta-malas e na aplicação de um para-brisas acústico.
O conforto é outro item que agrada a todos os ocupantes, tanto na parte dianteira como na traseira, graças ao entre eixos de 2,71m .
O painel é muito bonito, com todas as opções que um carro desse padrão necessita, como tela multifuncional retrátil de 7″, GPS, MP3, bluetooth, som de muito boa qualidade com 6 alto falantes, entre outros.
Os modelos lançados são :
Allure 2.0 L mecânico R$ 59.990,00 com rodas de liga leve de 16″
Allure 2.0 L automático R$ 65.990,00 com rodas de liga leve de 17″
Griffe THP R$ 73.990,00
Bonito,confortável, com nova suspensão e câmbio e bem posicionado na concorrência.