Uma análise fria e racional da campanha até agora desenvolvida pelo São Paulo no atual campeonato brasileiro deve deixar os torcedores tricolores de cabelos em pé. Em 13 jogos registrar 2 míseras vitórias e mais 4 empates e nada menos que 7 derrotas, com um saldo de -4 nos gols significa estar a caminho da série B. E se lembramos que no mesmo instante atual, no campeonato em que foi rebaixado, o Corinthians tinha 17 pontos ganhos, contra os apenas 10 do São Paulo, a situação se apresenta em toda sua dramaticidade.
A isto se soma um detalhe, em minha opinião muito importante. Está acontecendo com o tricolor o mesmo que se passou na temporada anterior com o Palmeiras. O time até que joga razoavelmente bem mas, no momento em que sofre um gol, parece entrar em parafuso, muitos jogadores se desesperam, outros baixam a cabeça, como aceitando a sina adversa. E o resultado final, aí está claramente retratado na classificação: penúltimo, apenas o Náutico (que já trocou de técnico) atrás de si, isolado na lanterna, mas com um jogo à menos.
Eu não tenho bola de cristal para fazer qualquer previsão que não seja um simples palpite, mas afirmar, como alguns fazem, que clube grande não é rebaixado, representa apenas imitar o avestruz quando sente o perigo. Pois se o São Paulo é um clube grande, e disso ninguém pode duvidar, hoje certamente tem um time pequeno. E time pequeno pode muito bem ser rebaixado…