A Renault do Brasil apresentou ontem à imprensa especializada na cidade de Porto Alegre, RS, a tendência mundial de opção ecológica para seus veículos, com 0% de emissão de gases poluentes.
Dirigimos no maior Parque automobilístico da América Latina, o Velopark, dois nossos conhecidos, o Fluence e o Kangoo elétricos. A proposta é muito interessante, pois os carros não perdem desempenho algum e são extremamente silenciosos, além de 100% ecológicos.
Vieram da França dois modelos que não temos ainda aqui, o Twizy (compacto) e o Zoe (5 lugares), que custam na Europa 7.900 euro e 21.000 euro.
Andamos também nesses dois veículos e o que mais me impressionou foi o desempenho do Zoe,que tem 88 CV e autonomia de 210 Km após a carga. Além disso tem um design muito bonito, diferente das primeiras aparições que a indústria automobilística apresentou de veículos elétricos, sendo construído sobre a base do Clio europeu, tem um bom porta malas e acomoda 5 passageiros.
Importante ressaltar que, por enquanto esses dois veículos não serão trazidos ao Brasil pois não há uma política de incentivo ao carro elétrico, tornando seus preços absolutamente proibitivos.
A aliança Renault-Nissan investiu mais de 4 bilhões de euro até agora no projeto de carros elétricos e vendeu desde 2010 até hoje, cerca de 100 mil unidades de veículos elétricos no mundo.A Renault já vendeu para a CPFL (Companhia Paulista de Força de Luz) alguns veículos Kangoo e anuncia que está em negociação com outras empresas para venda de mais unidades.
Como fabricante de motores da Fórmula 1, a Renault traz a tecnologia de seus veículos para as corridas, apresentando a partir do ano que vem o novo motor 1.6 V6 com 2 motores elétricos que apresentam 35% a menos de consumo, sucedendo os atuais motores 2.4 V8.