A Copa do Brasil, nesta sua fase de oitavas de final, está apresentando alguns resultados amplamente previsíveis e outros um tanto surpreendentes. Entre esses últimos, por exemplo, está a vitória, com o escore minimamente suficiente (2-0), do campeão mundial Corinthians contra um modesto time da série C, o Luverdense. Vencedor do jogo de ida por 1 a 0, o Luverdense foi ao Pacaembu para se defender mas sem nunca deixar de tentar o ataque e, sobretudo no primeiro tempo, criou, à exemplo do primeiro encontro, várias situações de gol, algumas evitadas por ótimas defesas de Cássio e outras perdidas por falta de melhor condição técnica dos jogadores visitantes. E foi somente no apito final que a torcida alvinegra conseguiu sentir-se segura da classificação para as quartas de final, onde terá pela frente um adversário de outro gabarito, o Grêmio.
O Gremio que eliminou o Santos com resultado idêntico ao do Corinthians mas, à exemplo do time paulista, sem entusiasmar em momento algum do jogo, o que deixa desde já em aberto o prognóstico para o próximo confronto.
Já o Atlético paranaense, em seu reduto, não tomou conhecimento do Palmeiras e, com um eloquente 3-0 passou para as quartas de final, quando deverá ter pela frente o Inter, num jogo que promete muitas emoções e não permite, em minha opinião, apontar um favorito.
Na outra chave cabe destacar o bom empate do Botafogo em Belo Horizonte frente ao Atlético, que foi eliminado sem muitos problemas, num jogo de alto nível técnico. E a difícil vitória (1-0) conseguida pelo Flamengo. nos minutos finais, frente ao Cruzeiro, permitindo ao futebol carioca levar, por ora, 2 de seus 4 representantes à etapa sucessiva. E o terceiro, que será o Vasco, tem tudo para visar nesta 5.a feira seu passaporte. Assim o “en plein” terá sido evitado pelo Goiás, que impôs ao Fluminense uma clara derrota (2-0) e que, mesmo frente ao Vasco, nas quartas de final, tem suas chances de sucesso.
Em suma, temo uma Copa do Brasil que vai se afunilando e promete ainda muitas emoções…