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Mercedes

Uma Mercedes esportiva

por Claudio Carsughi 30/07/2013
por Claudio Carsughi 30/07/2013
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Mercedes C180 frente
A Classe C da Mercedes é a que mais vende no mundo todo e isto graças a uma gama que vai do sedan à station-wagon e ao cupê e que se situa, como preços, logo acima das classes A e B. Naturalmente quando se fala em preços é necessário distinguir a qual mercado nos referimos, pois impostos locais e outros acabam influindo muito na composição do custo final. E aquilo que pode parecer barato na Europa, por exemplo, torna-se muito caro aqui entre nós.

Mas esta é outra questão, e vamos falar agora apenas do carro em si, com que andamos vários dias em São Paulo, percebendo, de imediato,como de hábito, que o remendado asfalto e as irregularidades que apresenta não são o terreno ideal para qualquer veículo moderno que não seja um jipe. Mas esta Classe C cupê, que estava com 9 mil quilômetros rodados, aguentou bem o “suplício” que lhe foi imposto e fez até parecer algumas ruas não tão “impossíveis” como aparentam ao utilizar outros veículos de menor preço.
Mercedes C180 3-4 frente
A primeira impressão, ao entrar neste cupê, é de descer quase ao nível do piso (como, aliás, acontece com a versão sedan), já que o banco fica, na posição que julgo preferível, apenas a 18 cm do pavimento e a 44 do asfalto. Naturalmente é possível, acionando seus comandos elétricos, colocá-lo numa posição bem mais elevada, o limite sendo dado pelo toque da cabeça no teto do carro. Aliás, em relação ao sedan, o espaço total em altura é de apenas 2 cm menor, embora a linha do teto, caindo bastante atrás, torne este cupê muito mais um 2+2 do que um 4 lugares. Atrás, sobretudo em viagem, os lugares são mais adequados a crianças do que adultos, mesmo se de altura não superior a 1,70 metros, pelo que, tendo que levar 4 ou 5 pessoas, a escolha do sedan é a mais indicada.

Os bancos dianteiros tem um conforto esportivo, seguram bem o corpo nas curvas e, no fundo, a grande diferença com a versão sedan acaba sendo estética, com as enormes portas de 1,4m tornando o carro visualmente menor, embora seja rigorosamente igual.

Aliás o tamanho das portas acaba tornando algo incômodo puxar o cinto de segurança, mas isto é apenas um detalhe num panorama em que o conforto é elevado.
Mercedes C180 traseira
Rodando percebe-se logo a boa resposta do motor, um 1.6 turbo de 156 cv, que se torna melhor colocando a tecla do câmbio na letra “S” (para provocar a troca de marcha em rotações mais elevadas), o poder de freagem, com uma agradável modulabilidade, a intervenção do ESP não exagerada, a aderência sempre elevada, a entrada em curva precisa com uma boa sensação de estabilidade e uma traseira que obedece aos comandos do volante. Em suma, este cupê, além de aparentar uma imagem esportiva, oferece sempre uma sensação de absoluta segurança. Sensação que pode até levar o motorista menos experiente a exagerar…

Visão Feminina por Claudia Carsughi

Andei com o carro também nas ruas de São Paulo e o que mais me chamou a atenção foi a sensação de estar “grudada” no chão, sua estabilidade é excelente. Melhor ainda é sentir seu desempenho na estrada, sobre o asfalto liso, onde o carro mostra verdadeiramente as qualidades acima citadas. Quero apenas acrescentar que senti falta dos sensores de estacionamento, tanto traseiros como dianteiros, que não vem nem mesmo como opcional nesse modelo.

aderênciaconfortoesportivosegurançaturbo
Claudio Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

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Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

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