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Citroen

Restauração

por Claudio Carsughi 25/06/2013
por Claudio Carsughi 25/06/2013
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Antes: cabeçote carbonizado

Antes: cabeçote carbonizado

Depois: motor restaurado

Depois: motor restaurado

Em minha última visita à Ferrari, em Maranello, demorei-me bastante tempo num setor que me apaixona: a restauração de carros antigos. A firma italiana ampliou sensivelmente este setor e hoje tem condições de, seja qual for o modelo, devolve-lo ao proprietário com o mesmo aspecto de quando saiu pela primeira vez da fábrica.
E, para os carros usados em competições, existe ainda um completo arquivo em são anotados todos os resultados obtidos, o que aconteceu nas corridas disputadas, e eventualmente o que teve que ser consertado. Enfim, um fichário completo, que em suas páginas iniciais era feito a mão e que hoje, além de conservar estas relíquias, foi totalmente informatizado, de forma a evitar que se possa eventualmente perder algo.

Antes: cabeçote e vão motor

Antes: cabeçote e vão motor

Naturalmente a completa restauração de um carro antigo. suponhamos da década de 60, acaba custando bem mais do que uma Ferrari 0km, mas o trabalho é tão bem feito que chega a emocionar. Inclusive pelo fato de que, em muitos casos, os operários atuais são os mesmos que 30 ou 40 anos atrás estavam começando suas carreiras em Maranello. E o carinho com que eles manuseiam todas as peças que são refeitas com os mesmos procedimentos originais e com o mesmo material da época, é realmente sensacional.

Cabeçote restaurado

Cabeçote restaurado

Antes: entradas cabeçote

Antes: entradas cabeçote

O motor pronto

O motor pronto

Voltando ao Brasil, fiquei com essa idéia na cabeça. E decidi que, quando tivesse que mexer no motor de um dos meus carros, tentaria fazer algo semelhante. A oportunidade apareceu antes do esperado, um pequeno vazamento de água junto ao cabeçote do motor 16 válvulas de meu Citroën VSX de 1994, me levou a desmonta-lo integralmente e remonta-lo com as mesmas peças originais do século passado. Além de aproveitar para dar-lhe um “embelezamento” em inúmeros detalhes, desde pequenos parafusos até as estrías das duas tampas de válvulas, além, naturalmente, de todas as peças internas.
Para este trabalho de restauração, utilizei a oficina “Happy New Car” de meu amigo Pedro Hormann, especializado na linha Citroën/Peugeot. Acima estão várias fotos das etapas deste trabalho, para que vocês possam acompanhá-lo…

CitroenCitroën VSX 1994FerrariHappy New CarPedro HormannRestauração
Claudio Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

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Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

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