Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Fórmula 1

O GP dos pneus!

por Claudio Carsughi 30/06/2013
por Claudio Carsughi 30/06/2013
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp

podio grã bretanha

A primeira definição que me ocorre para este GP da Grã Bretanha é “o GP dos pneus”. Pois os pneus foram os grandes protagonistas da corrida que – felizmente – não apresentou nenhum acidente com os pilotos envolvidos, a não ser a natural decepção dos que viram assim danificados todos ou boa parte de seus esforços. Como aconteceu, por exemplo, com Massa, que, após uma excepcional largada e um começo de corrida em que logo, partindo do 11º lugar, chegou ao 5º, viu-se obrigado a uma corrida de recuperação que, ainda assim, o premiou com um ótimo sexto lugar.

massa
O mesmo pode-se dizer de Hamilton, que poderia perfeitamente ter vencido e assim mesmo conseguiu o quarto lugar.
Entre os que não tiveram problemas de estouro de pneus, devem ser colocados Rosberg, que acabou sendo o grande vencedor e Alonso, subindo ao pódio, após ter evitado por milagre um toque com Perez ainda na fase inicial da corrida. Um pódio que, unido ao sexto lugar de Massa parece inacreditável, face à inferioridade demonstrada pela Ferrari. Um carro que não tinha equilíbrio pois para dar-lhe uma incremento de velocidade máxima seus engenheiros diminuiram drasticamente o apoio aerodinâmico, com o resultado de entregar aos pilotos uma Ferrari que saia de frente na entrada de curva e, pior ainda, saia vistosamente de traseira ao sair da mesma curva, impedindo aos pilotos de acelerar a fundo antes de ter recolocado o carro em linha reta. Isto em função das novidades aerodinâmicas levadas a Silverstone não se terem revelado eficazes.
Finalmente cabe ressaltar o ocorrido a Vettel, que, após o problema de Hamilton, tinha assumido a liderança e construído o que parecia uma vitória tranquila e, de repente, foi traído pelo câmbio e ficou a pé. Este problema mecânico era esperado, pois é extremamente improvável que um piloto consiga fazer todo um campeonato sem sofrer um problema, e, dos primeiros colocados no campeonato, até agora Vettel era o único a nada ter sofrido…sua vez chegou em Silverstone.
Para o campeonato, em que pese a ainda confortável vantagem de Vettel sobre Alonso e Raikkonen, isto foi muito bom, mas se a Ferrari não conseguir melhorar o carro para a classificação, de forma a poder largar na frente, e a Lotus não conseguir incrementar seu desempenho, as chances de Alonso e Raikkonen lutar pelo título mundial continuarão bem reduzidas.

AlonsoFerrariLotusMassaMercedesRaikkonenRed BullRosbergVettelWebber
Claudio Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Anterior
Espanha decepcionou!
Próximo
Uma vitória convincente

Você também pode gostar...

WEC: Cadillac faz dobradinha e Dudu Barrichello sobe ao pódio nas 6 Horas de São Paulo

WEC: pole brasileira na GT3 com Dudu Barrichello e domínio da Cadillac na Hypercar

WEC: Toyota #8 lidera o TL3 das 6H de São Paulo; Barrichello é P2 na LGMT3

WEC: Porsche #6 lidera os treinos livres de sexta-feira das 6H de São Paulo

Série limitada AMG celebra filme “F1” de Brad Pitt

5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Rampage 2026 reduz drasticamente preços

    11/08/2025
  • 2

    Honda Civic chega renovado à linha 2026 pelo mesmo preço

    11/07/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

WEC: Cadillac faz dobradinha e Dudu Barrichello sobe ao pódio nas 6 Horas de São Paulo

WEC: pole brasileira na GT3 com Dudu Barrichello e domínio da Cadillac na Hypercar

WEC: Toyota #8 lidera o TL3 das 6H de São Paulo; Barrichello é P2 na LGMT3